Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Profissionais da Prefeitura de Manaus promovem ação de saúde bucal em escola na zona rural

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus promoveram, nesta quinta-feira, 2/10, uma ação na comunidade Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do Baixo Rio Negro, para reforçar a importância do autocuidado e da prevenção em saúde bucal.

A programação foi desenvolvida pela equipe da Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora do Livramento, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), direcionada para estudantes da escola municipal São José 1.

O cirurgião-dentista Elves Guedes, idealizador e responsável pela execução da ação, explicou que o evento integra a 15ª edição do projeto “Sorriso do Livramento – educação, prevenção e cidadania”, também com participação de profissionais de saúde e de educação, e moradores da comunidade.

“O evento acontece anualmente desde 2011, incluindo passeatas nas ruas da comunidade em anos anteriores, e nasceu com o propósito de destacar, de maneira educativa e lúdica, as atividades de saúde bucal desenvolvidas ao longo do ano letivo com os estudantes. É uma estratégia pedagógica e comunitária em que saúde, escola e comunidade caminham juntas, levando mensagens de prevenção, cidadania e promoção da qualidade de vida”, destacou Elves Guedes.

A escola municipal São José 1 integra o Programa Saúde na Escola, com a equipe da UBSR Nossa Senhora do Livramento executando ações de saúde bucal para os estudantes, com a promoção de rodas de conversas para educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação de flúor, exame epidemiológico e tratamento curativo realizado na Unidade de Saúde.

De acordo com Elves Guedes, o trabalho integrado em saúde e educação é essencial, considerando que a infância e a adolescência são períodos decisivos para a formação de hábitos saudáveis de vida.

“Quando a escola assume esse papel em parceria com os serviços de saúde, cria-se um espaço fértil para que as crianças não apenas aprendam, mas também multipliquem o conhecimento junto às famílias e comunidades, incentivando pais, irmãos e vizinhos a adotarem hábitos mais saudáveis”, apontou Elves.

O cirurgião dentista lembra que a saúde bucal é essencial para a saúde integral de cada pessoa em todo o período da vida, da criança ao idoso, sendo fundamental em questões que influenciam desde a mastigação para garantir uma boa digestão de alimentos e absorção de nutrientes, até questões de estética e autoestima.

“Uma criança que não tem uma boa saúde bucal não consegue se concentrar na escola e o índice de absenteísmo em sala de aula vai crescer. Por tudo isso, a escolha dos escolares como protagonistas nas ações do PSE é estratégica. Ao aprenderem sobre escovação correta, uso do fio dental e alimentação saudável, as crianças internalizam valores que tendem a acompanhar por toda a vida”, concluiu Elves Guedes.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Carnaval de Manaus 2025 inicia oficialmente com fomento recorde da prefeitura

victoria Farias

Prefeitura de Manaus define programação para homenagear servidores públicos municipais

Victória Farias

Visa Manaus quer aprimorar seu trabalho com uso de sistemas de informação

victoria Farias