Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza mais uma edição do projeto ‘Procon Manaus nas Escolas’

Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizou, nesta quinta-feira, 25/9, mais uma edição do projeto “Procon Manaus nas Escolas”. Desta vez, a ação aconteceu na escola municipal Terezinha Moura Brasil, localizada no bairro Compensa 2, zona Oeste.

De acordo com a assessora técnica de Fiscalização do Procon Manaus, Luciandre Moura, levar esse tipo de conhecimento para dentro das escolas é fundamental para a formação dos jovens.
“É de extrema importância que, a partir de uma certa idade, a criança ou o adolescente comece a conhecer os seus direitos básicos, começando aí também a introduzir a educação financeira, que hoje em dia sabemos estar cada vez mais complexa. Por isso, é importante que, desde a primeira infância, a gente já leve esse conhecimento para dentro das escolas”, declarou.

Estudantes do 9º ano participaram de atividades educativas com foco na conscientização sobre os direitos e deveres do consumidor. A ação visa fortalecer o conhecimento sobre os direitos consumerista, consumo consciente e responsável, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e informados.

O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais da Semed, Ricardo Simões, destacou os resultados positivos do projeto e reforçou a relevância da educação financeira no ambiente escolar. “Essa já é uma experiência exitosa, nós temos resultados extraordinários. Isso é de uma importância altíssima, trazendo saúde mental, saúde física e melhorando a qualidade de vida. Quem sabe gerenciar os seus recursos financeiros, necessariamente tem uma qualidade de vida bem melhor”, disse.

A metodologia do projeto inclui vídeos explicativos, dinâmicas em grupo, jogos e simulações, tornando o aprendizado mais leve e interativo. A proposta é levar a educação consumerista de forma prática e acessível, estimulando o senso de responsabilidade desde cedo.

Entre os participantes, o estudante Ângelo Matheus destacou a importância de aprender sobre os direitos do consumidor. “Assim como a gente trabalha e soa todo dia para poder conseguir nossas coisas, a gente também tem que ter o direito de reclamar caso elas venham quebradas ou danificadas”, afirmou.

Texto – Lara Bernardes/ Procon

Foto – Valdo Leão/ Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus recebe recurso federal de R$ 10 milhões para fortalecer ecossistema de inovação no centro histórico da cidade

victoria Farias

Prefeitura reforça interdição da praia da Ponta Negra durante feriado prolongado

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza na avenida Constantino Nery

victoria Farias