Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública recebe estudantes da Faculdade La Salle Manaus em nova edição do #PartiuDefensoria 

Projeto promove imersão sobre cidadania, acesso à Justiça e desafios enfrentados pela população mais vulnerável 

Nesta quinta-feira (25/09), alunos da Faculdade La Salle Manaus participaram de nova edição do projeto #PartiuDefensoria, realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam). O encontro ocorreu no auditório da instituição, localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e reuniu estudantes do primeiro ao décimo período do curso de Direito. 

Durante a programação, o diretor da Esudpam, o defensor público Helom Nunes, apresentou aos acadêmicos a missão da Defensoria Pública e discutiu o conceito de vulnerabilidades contemporâneas, que abrangem desde fatores sociais e econômicos até aspectos geográficos e digitais que dificultam o acesso da população aos seus direitos. 

“Acredito que essa é a grande missão do Partiu Defensoria, gerar uma nova percepção em estudantes sobre o que é a Defensoria Pública. Muitas vezes, nem mesmo alunos de Direito têm a dimensão do nosso papel. Por isso, cada edição é uma oportunidade de mostrar que nossa função é promover transformação social”, explicou o defensor. 

De acordo com o defensor público Helom Nunes, a diversidade da turma, composta por estudantes de diferentes idades e períodos, reforçou o impacto da iniciativa. 

“Quem passa pela Defensoria Pública recebe um senso de empatia diferenciado. Mesmo que esses alunos não venham a trabalhar aqui, levarão consigo essa consciência de compromisso com a transformação social e o respeito à dignidade das pessoas”, afirmou o diretor da Esudpam. 

“Então, essa é a mensagem que cada edição do Partiu Defensoria busca deixar, que os estudantes, mesmo ainda na graduação, já possam começar a pensar e agir dessa maneira”, destacou Helom Nunes. 

Os universitários relataram que a experiência proporcionou uma mudança de perspectiva sobre a atuação da instituição. Para o acadêmico de Direito, Leônidas Pessoa, a atividade ajudou a compreender a amplitude dos desafios enfrentados no interior do estado. 

“No Direito, estudamos muito pela teoria. Mas ouvir a prática de quem vivencia as dificuldades de acesso à Justiça nos interiores do Amazonas nos faz sair da visão micro e enxergar a realidade de forma mais ampla”, comentou o estudante.  

A estudante do segundo período Maria Luiza ressaltou que a palestra a ajudou a identificar aspectos da vulnerabilidade que antes não conseguia expressar em palavras. 

“Eu tinha uma visão imediatista, sem entender a fundo as razões pelas quais muitas pessoas não conseguem acessar seus direitos. Percebi que a vulnerabilidade não se limita à questão financeira, mas envolve fatores geográficos, tecnológicos e outros aspectos que muitas vezes não enxergamos. Essa palestra trouxe clareza e mudou meu olhar”, pontuou Maria Luiza. 

Próxima edição 

O próximo encontro do #PartiuDefensoria já tem data marcada, dia 17 de outubro, com a participação dos estudantes da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro). 

A participação no projeto é organizada por meio das instituições de ensino. Para agendar uma visita, o coordenador de curso, professor ou diretor acadêmico deve enviar solicitação para o e-mail esudpam@defensoria.am.def.br, informando o nome da instituição, turma, quantidade de participantes e um número de WhatsApp para contato.   

Texto: Aline Ferreira 

Foto: Junio Mattos/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria Pública do Amazonas abre inscrições para processo seletivo de estágio para pessoas com autismo 

victoria Farias

Edital da Fapeam exclusivo para pesquisadoras do interior do Amazonas recebe propostas até 6 de maio

EDI FARIAS

Economistas do Amazonas comemoram Dia do Economista em cerimônia promovida pelo Corecon-AM

blitzamazonico