Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de visita técnica ao Teatro Amazonas

Com o objetivo de promover o conhecimento histórico e cultural, estudantes da Escola Municipal Ignês de Vasconcellos Dias, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, participaram, na manhã desta terça-feira, 23/9, de uma visita técnica ao Teatro Amazonas. A ação faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade Nilton Lins, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto tem como tema “Eco-história: Sustentabilidade e Patrimônio no Amazonas” e busca integrar crianças e acadêmicos em vivências pedagógicas que valorizem o patrimônio cultural e natural da região.

A programação do Pibid contempla quatro escolas municipais, beneficiando um total de 2.160 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental ao longo do ano letivo. A iniciativa visa inserir os licenciandos na realidade das escolas públicas, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.

Como parte das atividades do projeto, a Escola Ignês de Vasconcellos também desenvolve o projeto interno “Preservação e Sustentabilidade”, com ações como plantio de mudas, estudos ambientais em igarapés próximos, palestras educativas e atividades de conscientização com a comunidade.

Experiência marcante

Nesta visita, participaram 40 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A diretora da escola, Elicel Brandão, destacou a relevância da atividade, especialmente por proporcionar o acesso ao patrimônio cultural a crianças que nunca haviam visitado o Teatro Amazonas.

“A importância para eles é imensa, porque muitos nunca viram o Teatro de perto. Dos 40 alunos que trouxemos, apenas dois já haviam entrado no prédio. Essa vivência vai marcar a memória deles, porque é um aprendizado real, visual, em contato direto com a nossa história e cultura”, afirmou a gestora.

A aluna do 3º ano, Lia Mikaelly Valente dos Reis, de 9 anos, expressou a alegria em conhecer o teatro pela primeira vez.

“Eu achei tudo perfeito e muito lindo. Quando chegar em casa, vou falar para a minha mãe tudo o que eu vi e aprendi aqui, nunca mais vou esquecer”, falou encantada a menina.

A visita também foi acompanhada pela acadêmica, Evellyn Isabelle Rossy Nascimento, 20 anos, do 8º período de Pedagogia da Universidade Nilton Lins, que atua como estagiária na escola. Para ela, a experiência foi enriquecedora tanto para os alunos quanto para sua formação como docente.

“Foi uma vivência extraordinária. Acompanho de perto a realidade desses alunos e sei como o contato com a cultura regional é escasso. Esse projeto está mudando isso. A visita foi significativa para todos, e como estagiária, percebo o quanto aprendemos com essas experiências fora da sala de aula.”

Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed 

Foto – Divulgação / Semed 

Post Relacionado

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

Redação

’Asfalta Manaus’ chega ao Centro com trabalhos noturnos

victoria Farias

Presidente Roberto Cidade recebe do reitor da UEA, André Zogahib, minuta de projeto que restabelece percentual de vagas para estudantes do Amazonas

blitzamazonico