Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas abre inscrições para processo seletivo de estágio para pessoas com autismo 

Projeto ‘Nosso Coração também é Azul’ realiza seleção com equipe multiprofissional, além de realizar acompanhamentos psicossociais periódicos; edital prevê preenchimento de três vagas e formação de cadastro reserva 

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) abriu, nesta segunda-feira (15), inscrições para processo seletivo do projeto “Nosso Coração também é Azul” para preenchimento de três vagas de estágio de graduação destinadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e formação de cadastro reserva.  

As inscrições seguem até o dia 22 de setembro, exclusivamente pelo e-mail psicologiacea@defensoria.am.def.br. O edital do processo seletivo foi publicado na edição 2493 do Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, disponível no link: https://diario.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2025/09/Edicao_2493-2025__publicada_em_12_setembro_de_2025.pdf

Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.050,54 e R$ 220,00 de vale transporte. A jornada de estágio será de 20 horas semanais. 

Requisitos 

Conforme o edital, os candidatos devem estar matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e cursando a partir do 5º período. 

Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar um documento pessoal com foto, currículo, histórico escolar com coeficiente e laudo médico de nível 1 de suporte, atestando estar na condição de pessoa com deficiência (Transtorno do Espectro Autista), todos digitalizados. 

O Centro de Estágio Acadêmico (CEA) juntamente com uma equipe multiprofissional realizará o processo de seleção por meio de análise do coeficiente do histórico escolar, na etapa classificatória, e análise curricular e entrevista, na etapa eliminatória. 

O tempo de experiência e compatibilidade com as atividades da Defensoria Pública serão quesitos de avaliação. No caso de não haver inscritos com experiência, será considerado o tempo de experiência em projetos de extensão e/ou pesquisa da respectiva faculdade, bem como as especificidades da atividade a ser exercida pelo estagiário. 

Os candidatos convocados deverão apresentar documentos como histórico escolar, declaração de matrícula, identidade, CPF e laudo médico atestando a condição de deficiência. A não apresentação dos documentos no prazo estipulado resultará na renúncia à vaga. 

Sobre o projeto 

O projeto “Nosso Coração também é Azul” foi idealizado e lançado em 2019, pela então coordenadora de Programas e Projetos da Defensoria, defensora Flávia Lopes, falecida em abril de 2020. O projeto da DPE-AM é inédito no Brasil por criar uma equipe multiprofissional destinada a selecionar os candidatos a estágio. Durante o período de estágio, são realizados acompanhamentos psicossociais mensais e entrevistas de acompanhamento bimestrais com estagiários e supervisores. 

“A retomada do projeto Nosso Coração é Azul, idealizado pela defensora pública Flávia Lopes (in memoriam), confirma o compromisso da Defensoria a Pública com a inclusão, diversidade e oportunidades iguais”, destaca o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa. “Realizar esse processo seletivo é significativo, uma vez que nos pautamos, desde sempre, na diversidade e no acolhimento, forças transformadoras em nossa instituição”, acrescenta. 

Texto: Luciano Falbo 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção em edificação de quatro andares no bairro Nova Cidade

EDI FARIAS

Defensoria Pública participa de Congresso Ibdfam 2025 sobre Direito das Famílias em Minas Gerais 

victoria Farias

Escolas da Defensoria Pública lançam curso sobre ‘Crise Climática: conceitos, intersecções e desafios’

victoria Farias