Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública apresenta atuação no enfrentamento à violência doméstica em seminário do TJAM

O evento reuniu magistradas, promotoras, delegadas, advogadas e servidoras do Judiciário no Fórum Cível de Manaus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta quinta-feira (28/8), do seminário “Mulheres, Justiça e Proteção: novas abordagens no enfrentamento à violência doméstica”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O evento reuniu magistradas, promotoras, delegadas, advogadas e servidoras do Judiciário no Fórum Cível de Manaus.

Representando a instituição, a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), destacou a evolução da atuação da Defensoria no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Caroline reforça que o Nudem funciona em prédio próprio, com equipe exclusiva para atender mulheres, além de desenvolver projetos que buscam compreender por que muitas desistem das medidas protetivas já concedidas. A defensora também chamou atenção para os casos de violência praticados por parceiros ligados a facções criminosas, um cenário que exige abordagens mais específicas no enfrentamento à violência.

“Podemos mostrar o quanto o Nudem avançou, tanto na estrutura física quanto na estrutura de pessoal. Mostramos os projetos que estão sendo desenvolvidos no Nudem, falamos sobre o Prêmio Inovare, sobre os Órfãos do Feminicídio e, principalmente, sobre os projetos da Defensoria Pública junto às escolas, nas indústrias do distrito e também sobre a forma como fazemos o atendimento às mulheres quando elas chegam ao Nudem”, afirmou Caroline.

Visibilidade para as mulheres

A defensora reforçou que espaços de debate como o promovido pelo TJAM são fundamentais para ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres.

“São eventos como esse que fazem com que a pauta da mulher seja difundida e principalmente mostram a união de inúmeras instituições abraçando a defesa das mulheres”, completou.

Além da participação da Defensoria, o encontro contou com as presenças da juíza Ana Lorena Gazzineo (TJAM), da promotora Lilian Nara (MPE-AM), de Giselle Falcone (TRE-AM), da delegada Débora Mafra (PC-AM), da advogada Adriana Almeida (UEA), além das servidoras do TJAM Celi Cavalcante e Miriam Rolim.

Texto: Ed Salles

Foto: Brayan Riker / Divulgação- DPE

Post Relacionado

Defensoria Pública do Amazonas realiza mutirão de atendimentos voltados à área cível

victoria Farias

Diretoria de TI da Defensoria do Amazonas recebe prêmio ‘Destaque de 2024’ no 5º Prêmio de Inovação J.Ex

victoria Farias

Sesc Amazonas abre inscrições gratuitas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental e Médio

victoria Farias