Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ageman intensifica fiscalização do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul em Manaus

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), por meio da Diretoria de Mobilidade Urbana (Dimob), intensificou o trabalho de fiscalização do sistema de estacionamento rotativo pago Zona Azul. Entre janeiro e julho de 2025, já foram vistoriadas 28.220 vagas, distribuídas em áreas estratégicas da cidade.

Somente no primeiro trimestre do ano, a equipe da Dimob fiscalizou 10.565 vagas, seguido de 10.662 no segundo trimestre e outras 6.993 vagas até a primeira quinzena de agosto. O trabalho busca assegurar que o serviço seja prestado de forma eficiente, garantindo a democratização do acesso às vagas e a organização do tráfego em áreas comerciais de grande fluxo, como o centro de Manaus e o Vieiralves.

Durante as vistorias, os fiscais observam itens como a sinalização horizontal das vagas, placas de identificação, vagas especiais destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), dimensões das vagas, se estão de acordo com as normas de trânsito, e avaliam a necessidade de revitalização dos espaços, quando é identificada a falta de pintura ou desgaste da demarcação.

Para o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, a fiscalização contínua fortalece a qualidade do serviço prestado. “O Zona Azul é uma ferramenta essencial para a mobilidade urbana, pois organiza o uso do espaço público e garante que mais motoristas tenham acesso às vagas em áreas de grande movimento. Nosso papel é assegurar que a concessionária cumpra os padrões estabelecidos e que a população seja atendida com qualidade e transparência”, destacou.

Funcionamento

O serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul Manaus dispõe de 5.225 vagas, das quais 1.301 estão localizadas no Vieiralves e 3.924 no Centro.

A operação é realizada pela empresa Consórcio Amazônia, Tecnologia de Trânsito da Amazônia SPE – Ltda., detentora da outorga do serviço, conforme contrato nº 014/2015 firmado com o município de Manaus.

O valor cobrado é de R$ 3,98, por hora, sendo permitido permanecer na mesma vaga por até três horas consecutivas. A compra de créditos pode ser feita via QR Code, Pix, cartões de crédito e débito, no site www.zamanaus.com.br, pelo aplicativo ZA Manaus, com monitores credenciados ou ainda em postos autorizados.

Texto e Foto – Tereza Teófilo/Ageman

Post Relacionado

Prefeito reinaugura mais duas unidades de saúde na zona Norte de Manaus

victoria Farias

Prefeitura prepara mobilização de combate às arboviroses na zona Oeste de Manaus

blitzamazonico

Viaduto do Manoa é interditado pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira

blitzamazonico