Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública apresenta o projeto ‘Órfãos do Feminicídio’ aos participantes do 19° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

No evento, a defensora  pública Carol Braz, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), ministrou o painel sobre o tema

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) apresentou, nesta sexta-feira (15/08), o projeto “Órfãos do Feminicídio” no 19° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A iniciativa visa garantir assistência jurídica e psicossocial a crianças e adolescentes vítimas indiretas da violência de gênero, reforçando o compromisso da DPE-AM com a proteção de direitos humanos e a justiça social.

No painel “Cartografias dos Feminicídios no Brasil: entre o lar, o tráfico e o Estado”, a defensora pública Carol Braz explicou sobre a atuação do projeto, criado em 2018 pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), desde a busca ativa das vítimas até o acompanhamento psicossocial, e também apresentou os resultados obtidos com este programa, além de reforçar a importância de políticas públicas intersetoriais no combate a esse crime.

O objetivo do painel foi promover uma troca de experiências e dados sobre o enfrentamento ao feminicídio, destacando a atuação da DPE-AM na defesa das mulheres e no acolhimento às famílias afetadas pela violência.

Além da defensora Carol Braz, integraram o debate representantes de órgãos públicos de outros estados, como a procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Rego; a delegada de polícia de São Paulo, Soraya Galesi; a professora de pós-graduação da Universidade Federal do Pará, Alethea Bernardo; e a deputada estadual do Amazonas, Alessandra Campelo.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública teve início na quarta-feira (13/08) e seguiu até o fim desta sexta-feira (15), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Oeste de Manaus.

Texto e Foto: Junio Matos – DPE/AM

Post Relacionado

Defensoria Pública solicita cronograma de readequação no centro de Manaus

victoria Farias

Defensoria Pública realiza mais de 450 atendimentos jurídicos gratuitos durante mutirão em Fonte Boa 

victoria Farias

Defensoria expede recomendação para que Prefeitura de Tefé implemente melhorias no conjunto Castanheiras

Patrick da Silva FARIAS