Blitz Amazônico
governo federal

Camilo Santana destaca Prêmio MEC e avanços na educação no Bom Dia, Ministro desta quarta (13)

Entrevista com rádios e portais de diversas regiões do país será transmitida ao vivo a partir das 8h

Foto: Secom-PR

O ministro da Educação, Camilo Santana, é o convidado do “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira, 13 de agosto, para detalhar o Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia de entrega ocorreu na última segunda-feira, 11 de agosto, e distribuiu 116 prêmios, entre alunos, escolas, municípios e estados, pelo desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pela qualidade da educação pública.
 

Durante a cerimônia do Prêmio MEC, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram homenageados 54 alunos com alto desempenho na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas, distribuídos em oito categorias. Além disso, foram homenageados 49 professores que acompanham suas escolas e municípios premiados.

SELEÇÃO — Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do IBGE. Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.
 

PRÊMIOS — Troféus, medalhas, certificados e valores em dinheiro foram entregues a estados, municípios, escolas e estudantes. Os recursos devem ser usados pelos entes federativos e unidades escolares para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, entre outros. Esses recursos serão repassados conforme regulamento específico: para estados e municípios, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR); e para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas que rege esses programas.
 

OUTRAS AÇÕES — Durante o programa, o ministro também falará sobre outras iniciativas coordenadas pelo MEC, como o Enem 2025 e a Prova Nacional Docente (PND). Ele destacará, ainda, o Programa Pé-de-Meia, que no último mês repassou o Incentivo Frequência a 3,3 milhões de estudantes. No fim de julho, a pasta lançou as Caravanas Técnico-Pedagógicas do programa, que percorrerão as cinco regiões do país nos próximos meses para dialogar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes beneficiados pela poupança do ensino médio.
 

AO VIVO – O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h, em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.
 

PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Post Relacionado

Paulo Teixeira faz especial no “Bom dia, Ministro”, com Plano Safra da Agricultura Familiar

victoria Farias

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado tem mais de 250 mil inscritos para cotas

victoria Farias

Jader Filho detalha a nova versão do Minha Casa Minha Vida, com destaque para a classe média, no Bom Dia, Ministro

victoria Farias