Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus forma guardas municipais para atuação na ‘Guardiã Maria da Penha’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), concluiu, nesta quinta-feira, 7/8, a formação de 10 guardas municipais que passam a integrar a equipe especializada do programa “Guardiã Maria da Penha”.

O curso e a formatura foram realizados em Iranduba, durante estágio ministrado pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), com a participação de policiais militares e servidores da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A capacitação incluiu temas como a Lei Maria da Penha, protocolos de atendimento humanizado, escuta qualificada e atuação integrada com a rede de proteção. A iniciativa faz parte da política de aperfeiçoamento profissional da Guarda Municipal de Manaus (GMM), reforçando o compromisso da prefeitura em colaborar ativamente com a segurança pública e proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para a comandante da “Guardiã Maria da Penha”, agente Thais Rodrigues, a formação é um passo importante no fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica.

“Com essa capacitação, nossos agentes estão prontos para oferecer atendimento especializado e humanizado, garantindo o cumprimento das medidas protetivas e a segurança das mulheres para reconstruírem suas vidas”, destacou.

O coronel Agnelo Lima Júnior, que representou a Semseg na solenidade, destacou que a formação é um marco para a segurança pública municipal.

“Essa iniciativa aproxima a Guarda Municipal das famílias, atuando no acolhimento e na prevenção. Muitas mulheres sofrem violência de maridos, companheiros ou até mesmo filhos. Queremos oferecer segurança e encorajamento para que denunciem, mostrando que estaremos presentes não apenas quando acionados, mas também com patrulhamento ativo nas ruas. As denúncias podem ser feitas pelo 153”, reforçou.

Formação especializada

O programa “Guardiã Maria da Penha” atua na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, fiscalizando medidas protetivas e oferecendo acolhimento.

As equipes realizam visitas periódicas e acompanhamento preventivo, em articulação com a rede de proteção, contribuindo para a quebra do ciclo da violência.

Texto – Laís Fernandes / Semseg

Foto – Altemar Alcântara / Semseg

Post Relacionado

Atletas apoiados pela Prefeitura de Manaus conquistam 16 medalhas no Brasileiro de Jiu-Jítsu

victoria Farias

Prefeitura recuperou mais de 70 ruas por meio do programa ‘Asfalta Manaus’ no bairro Compensa

victoria Farias

Alunos da rede municipal aprendem remo em projeto educativo

victoria Farias