Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia nova etapa de dragagem e desassoreamento dos igarapés da cidade para prevenir alagamentos

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), deu início, nesta quinta-feira, 7/8, à nova etapa de dragagem e desassoreamento dos igarapés que cortam a capital, com foco na prevenção de alagamentos e na melhoria da qualidade ambiental dos cursos d’água. O trabalho começou pelo trecho do igarapé do Mindu, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade.

De acordo com a Semulsp, os serviços são realizados estrategicamente durante o verão amazônico, quando o volume de chuvas diminui e o nível dos igarapés está mais baixo, o que permite o acesso aos leitos e margens com mais segurança e eficiência.

“Esse é um trabalho preventivo determinado pelo prefeito David Almeida, que nos orienta a aproveitar o verão para preparar a cidade para o inverno. É no tempo seco que evitamos o sofrimento de tantas famílias quando as chuvas chegam. Dragagem e desassoreamento são ações que salvam casas, ruas e vidas”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

A ação reforça os serviços realizados no ano passado, quando a prefeitura desobstruiu e dragou importantes igarapés como o da Sapolândia (Alvorada), igarapé do 40 (Cachoeirinha), Passarinho (Colônia Terra Nova e Galileia), Redenção, Parque Mauá, Grande Vitória e o igarapé do Bombeamento (Compensa). Em todos os trechos, houve remoção de resíduos, limpeza do fundo e alargamento das margens, resultando em redução significativa dos transbordamentos durante o período de chuvas.

Impacto nas comunidades

A extensão dos igarapés atendidos mostra o alcance da ação: Sapolândia (Alvorada) – 2,1 mil metros; igarapé do 40 (Cachoeirinha) – 9 mil metros; Mindu (Novo Aleixo, Tancredo Neves e Jorge Teixeira) – 5,8 mil metros; Passarinho (Colônia Terra Nova, Galileia) – 3,5 mil metros; Redenção – 500 metros; Parque Mauá – 500 metros; Grande Vitória – 750 metros; e Bombeamento (Compensa) – 400 metros

O trabalho da Semulsp nesses pontos resultou em queda expressiva nos alagamentos urbanos, que antes atingiam casas e causavam prejuízos a dezenas de famílias manauaras.

Texto e foto – Divulgação/Semulsp 

Post Relacionado

Prefeitura recupera espaços públicos e amplia ações contra lixeiras viciadas

blitzamazonico

Casa de Praia Zezinho Corrêa comemora 40 anos de carreira do cantor Cileno

blitzamazonico

Ponta Negra recebe serviços de nivelamento da areia da praia antes da subida do rio Negro

Redação