Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Escola da Prefeitura de Manaus recebe projeto ‘OAB vai à Escola’ com palestra sobre cidadania e bullying

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), realizou, nesta segunda-feira, 28/7, o projeto “OAB vai à Escola” com alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Santa Rosa 2, localizada no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital. A ação educativa, que é desenvolvida pela comissão “OAB vai à Escola” da OAB, tem como objetivo principal promover o diálogo sobre cidadania, bullying cyberbullying entre adolescentes da rede municipal de ensino. 

A palestra reuniu aproximadamente 150 estudantes com idades entre 11 e 15 anos. A programação ocorreu na quadra da unidade escolar e integrou as ações contínuas da Semed voltadas à promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), Ricardo Simões, a ação reforça o compromisso da Semed com a formação cidadã dos alunos. “A escola é um espaço de construção de valores, e esse tipo de palestra tem papel fundamental para despertar o senso de responsabilidade social nos estudantes. Nosso objetivo é fomentar uma convivência mais saudável e consciente dentro e fora das escolas”, afirmou. 

Durante a ação, a advogada Fabrícia Cidade, representante da comissão da OAB, conduziu a conversa com os alunos de forma dinâmica e acessível, abordando aspectos legais e emocionais ligados à prática do bullying

“É fundamental que os jovens compreendam seus direitos, mas também os seus deveres. Bullying não é brincadeira. E o cyberbullying, por acontecer em ambientes virtuais, pode parecer inofensivo, mas tem impactos profundos na vida das vítimas. Levar essa conscientização para dentro das escolas é uma maneira de prevenir e educar para o respeito”, destacou a advogada. 

A estudante Dayane Souza, de 12 anos, do 8º ano, participou da atividade e relatou como a palestra fez diferença em sua forma de enxergar o tema.  

“Eu achei muito importante, porque às vezes a gente vê uma situação de bullying e acha que é só uma brincadeira, mas não é. Pode machucar muito quem sofre. Agora eu entendi melhor e vou pensar duas vezes antes de falar alguma coisa para os outros”, disse Dayane.

Texto – Jordana Rodrigues/Semed 

Foto – Eliton Santos/Semed 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus convoca mais 23 médicos aprovados no concurso da Semsa

victoria Farias

Prefeitura de Manaus promove ação para mães no shopping Phelippe Daou

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza formação com os coordenadores dos Centros de Tecnologias Educacionais da Semed

victoria Farias