Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Centro Histórico de Manaus recebe 2ª etapa do ‘Vivências Amazônicas’ com foco em turismo comunitário

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), está com inscrições abertas para a segunda etapa do projeto “Vivências Amazônicas”, voltado à capacitação e qualificação de comunidades com vocação para o turismo. A nova fase do programa acontece de 4 a 22 de agosto, no centro histórico da cidade, com atividades no auditório do mirante Lúcia Almeida, sempre das 18h às 21h.

A iniciativa faz parte do programa de Capacitação em Turismo de Base Comunitária que, ao todo, contempla três comunidades, totalizando 270 horas de formação e beneficiando quase 300 pessoas. A terceira e última etapa ocorrerá na comunidade do Livramento, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, entre os dias 1º e 19 de setembro.

Voltado a moradores de áreas com potencial turístico, o projeto oferece três cursos gratuitos: “Desenvolvimento e Capacitação do Ecossistema do Turismo Local”, “Empreendendo no Turismo” e “Inclusão Digital e Marketing Pessoal”.

O conteúdo programático inclui temas como mercado do turismo na Amazônia, ética na comunicação, ecoturismo, boas práticas no atendimento ao turista, marketing pessoal e estratégias para redes sociais.

A etapa realizada no centro histórico tem como um dos principais objetivos contribuir para o fortalecimento do profissionalismo na área do turismo e valorizar ainda mais a importância do patrimônio histórico-cultural da cidade. A capacitação busca formar agentes locais capazes de atuar com qualidade e responsabilidade no acolhimento de visitantes, promovendo experiências autênticas e sustentáveis na região.

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o programa é um passo importante para consolidar o turismo de base comunitária como uma alternativa sustentável de geração de renda.

“Nosso objetivo é fazer com que a própria comunidade seja protagonista na valorização do seu território. A capacitação é o primeiro passo para transformar o potencial turístico local em oportunidade real de desenvolvimento social e econômico”, afirmou Lobato.

As inscrições são realizadas por meio do link: https://linktr.ee/instnacer

O projeto “Vivências Amazônicas” integra as ações da Prefeitura de Manaus voltadas ao fortalecimento da cultura e do turismo como vetores de inclusão e desenvolvimento nas comunidades tradicionais e urbanas da cidade.

Texto – Jéssica Trajano/ManausCult

Foto – Thelson Souza/ManausCult

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus constrói ponte e escada em madeira para levar acessibilidade a moradores no Mauazinho

Victória Farias

Escola da prefeitura inaugura sua primeira horta escolar, em parceria com o Inpa

Victória Farias

Moura Tapajóz realiza curso teórico-prático sobre transporte de recém-nascido de alto risco

Victória Farias