Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

CMDU soma 214 processos analisados nos seis primeiros meses do ano

De janeiro a junho de 2025, a Prefeitura de Manaus , por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), fez uma análise de 214 processos. As reuniões ordinárias do CMDU ocorrem sempre às quartas-feiras, exceto feriados e pontos facultativos, às 14h.

O conselho integra o sistema de licenciamento urbano municipal, fazendo parte da estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e entre suas competências o acompanhamento da implementação do Plano Diretor da cidade e a deliberação, dentro do Poder Executivo, sobre projetos de lei, planos, e programas relativos ao desenvolvimento urbano da capital.

No semestre, dos 214 processos analisados, 178 votos tiveram pelo provimento integral (83%), 4 foram prejudicados parcialmente (2%) e 32 foram indeferidos (15%).

“O CMDU atua na análise de uma ampla gama de processos que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano, como licenças, Habite-se, renovações, certidões de licenciamento e medidas compensatórias. Todo esse trabalho é realizado em consonância com o Plano Diretor e com a legislação vigente”, explicou a procuradora do município, Carmem Rosa dos Santos, que preside o conselho.

Em 2025

De janeiro a junho, do total analisado no período, 47,2% dizem respeito aos processos de regularização e Habite-se (101); seguidos de certificados em geral, com 30,2% (65); e aprovação de projetos, com 14,9% (32).

As reuniões são virtuais e realizadas sempre às quartas (exceto feriados e pontos facultativos) e os requerentes dos processos em pauta podem participar, entrando em contato com o colegiado, pelo e-mail cmdu.implurb@pmm.am.gov.br , caso tenham interesse.

A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo o encontro, um participante de cada entidade deve compor um plenário, somando 18 conselheiros e respectivos suplentes.

Atividade

O conselho foi criado pela Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade.

O colegiado ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Maxwell Oliveira/ Implurb

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus alinha preparativos finais do tradicional ‘CarnaIdoso 2025’ da Fundação Doutor Thomas

victoria Farias

Prefeitura encerra II Mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ com premiação de melhores experiências na saúde municipal

blitzamazonico

Visa Manaus promove capacitação sobre boas práticas sanitárias a comerciantes de feira de agronegócios

Victória Farias