Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Sorteio define ordem de atuação dos leiloeiros credenciados pela Prefeitura de Manaus

A Divisão de Patrimônio (Dpat), da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), realizou, na manhã desta segunda-feira, 21/7, o sorteio para definir a ordem de atuação dos oito leiloeiros credenciados para atuar em leilões presenciais e/ou eletrônicos que a Prefeitura de Manaus venha a realizar, de bens imóveis desafetados e móveis inservíveis de qualquer natureza, incorporados ou pertencentes ao patrimônio público do município.

A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no Sistema Integrado de Gestão de Compras e Contratos da Prefeitura de Manaus (Compras Manaus) e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

“O credenciamento dos leiloeiros foi realizado por meio de procedimento licitatório nacional, assegurando a total transparência a todas as etapas do processo, como é característica da gestão do prefeito David Almeida. A Semad controla e gerencia todo o patrimônio da prefeitura e, por meio dos leilões, dá a destinação adequada, de acordo com cada caso. Os bens inservíveis que podem ser reparados, mas cujos custos não compensariam para a administração, são catalogados e vão a leilão. Por essa razão, precisamos de leiloeiros oficiais”, ressaltou o titular da Semad, Célio Guedes.

Johnny Barbosa, representante do leiloeiro credenciado Sandro de Oliveira, da Norte Leilões, empresa sediada em Belém (PA), destacou o formato escolhido pela comissão de credenciamento para a realização do sorteio. “Foi muito importante, porque pudemos acompanhar de perto todo o processo para a definição da ordem em que acontecerá a chamada dos leiloeiros”, disse.

Membro da comissão de credenciamento, a técnica do Dpat, Taysa Monteiro, explicou que o sorteio aconteceu de forma híbrida, presencial e on-line (por meio de live no perfil oficial da Semad em rede social), assegurando transparência ao processo. “No sorteio ficou definida a ordem de chamamento dos leiloeiros para os futuros leilões. Tivemos oito candidatos inscritos e, após a análise pela comissão, todos foram credenciados”, pontuou.

O credenciamento foi realizado por meio do edital nº 001/2025, de 4/6/25, e tem validade de 12 meses, a contar da data de publicação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período, conforme interesse e necessidade da Administração, nos limites da Lei de Licitações e Contratos. A vigência do contrato de prestação de serviço dos novos leiloeiros credenciados será de até 10 anos, conforme a necessidade da administração.

Leilões

A Semad, por meio da Divisão de Patrimônio, realizou, entre os anos de 2021 e 2024, oito leilões de bens imóveis e bens móveis, com destaque para o leilão do Edifício Garagem, no centro da cidade. Juntos, os certames resultaram em uma receita arrecadada de R$ 7.089.522,00.

Neste ano, a Semad já realizou dois leilões, sendo um de 26 sucatas de ambulâncias e outro de 11 automóveis e um trator, com uma arrecadação superior a R$ 448 mil.

Texto – Sandra Monteiro/Semad

Foto – Sidney William/Semad

Post Relacionado

Saúde Bucal da Prefeitura de Manaus comemora avanços: mais de 100 mil procedimentos realizados

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus intensifica sinalização viária em diversas zonas da cidade

victoria Farias

Prefeitura de Manaus avança com as obras de revitalização na quadra do bairro Armando Mendes

blitzamazonico