Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública reforça ações para atendimento a idosos em parceria com Sejusc 

Com a criação do Núcleo da Pessoa Idosa, DPE-AM reforça canal de comunicação com Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania 

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) alinha com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) a intensificação de ações para o atendimento de demandas envolvendo pessoas idosas. Coordenador do Núcleo de Atendimento e Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, o defensor público Marcelo Pinheiro reuniu-se com a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, nesta quinta-feira (10), para discutir iniciativas que reforcem a proteção aos idosos no Estado. 

As instituições já mantêm um contato constante em diversas áreas de atuação, promovendo direitos das populações mais vulneráveis, mas, a partir da nomeação do novo coordenador do núcleo da DPE-AM que trata especificamente da proteção da pessoa idosa, os trabalhos voltados para esse público serão realizados com ainda mais interação.  

No encontro, que aconteceu na sede da Sejusc, o defensor destacou que os atendimentos à pessoa idosa serão reforçados a partir de parcerias com órgãos que têm objetivos parecidos.  

“Viemos para alinhar esforços e colocar em prática medidas que sejam capazes de realmente trazer uma condição de vida melhor para as pessoas idosas que tanto necessitam da atuação do Estado e da Defensoria Pública. Estamos de portas abertas para quem quiser somar com essa meta”, disse.  

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), em 2024, a Justiça recebeu uma remessa de 951 procedimentos criminais. A secretária da Sejusc atribui o alto número ao reforço da rede de proteção ao idoso, que permitiu que o número de denúncias aumentasse. Ela acredita que a parceria com a DPE-AM irá ajudar a reduzir esses índices.  

“Com a Defensoria atuando na rede de proteção conosco sempre, nós vamos fazer um acolhimento, um atendimento especializado e diminuir os indicadores de violações de direitos das pessoas idosas no Estado do Amazonas”, prospectou.  

Foto: Tayara Wanderley/DPE-AM

Post Relacionado

Corpo de Bombeiros do Amazonas é destaque nacional na ampliação da cobertura de atendimento pré-hospitalar

EDI FARIAS

Em Autazes, Idam garante 1,3 mil mudas de açaí para produtores locais

EDI FARIAS

Com aporte inicial de R$ 5 milhões, Afeam oferece crédito para impulsionar o setor agropecuário na 45º Expoagro

EDI FARIAS