Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM dobra estrutura para atendimento exclusivo de pessoas idosas e prepara mutirão em parceria com a FUnATI 

Evento neste sábado (14) marca a criação da 2ª Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa e do núcleo temático, recém aprovados pelo Conselho Superior da instituição  

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) vai dobrar a capacidade de atendimentos especializados para a pessoa idosa no Estado e, como forma de iniciar essa nova fase da instituição, será realizado um mutirão em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). O evento será no próximo sábado (14), na sede da Fundação, localizada na Avenida Brasil, nº 1.1430, bairro Santo Antônio, das 8h às 12h. 

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, explica que a DPE-AM já tem uma atuação expressiva direcionada a essa população, mas a demanda cresceu e a DPE-AM vem se empenhando cada vez mais para atender a todos que precisam. Por isso, os membros do Conselho Superior aprovaram a criação da 2º Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa, juntamente com uma coordenação temática, o Núcleo de Atendimento e Promoção de Direitos da Pessoa Idosa. 

“Em 2024, a Defensoria da Pessoa Idosa realizou 2.782 atos jurídicos e em 2025, só até o mês de maio, já foram 1.313. Com essa duplicação na estrutura da DPE-AM, com certeza ultrapassaremos os números do ano passado”, declarou. 

A criação da nova estrutura foi discutida e aprovada na última reunião do Conselho Superior da DPE-AM, realizada na quarta-feira (11). 

Os atendimentos da 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada de Atendimento à Pessoas Idosa já acontecem diariamente na “Casa da Cidadania”, localizada na rua Celetra 2, número 7, conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. 

Entre os serviços oferecidos no mutirão estão: assessoria jurídica em casos de violência contra o idoso, incluindo medidas protetivas e ações judiciais; orientação e mediação em casos de conflitos de cuidados pela família; ação de alimentos; curatela e todas as demandas que envolvam a defesa e proteção de direitos individuais e coletivos de pessoas idosas.    

O mutirão, realizado por meio da Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), tem o objetivo de também levar informações importantes que ajudem a prevenir e denunciar casos de violência contra a pessoa idosa, como parte do compromisso da Defensoria Pública em levar educação em direitos para a população.  

“A Defensoria Pública tem esse compromisso com a proteção da pessoa idosa. A nossa atuação dialoga com os organismos da sociedade. E fazer essa atividade na FUnATI mostra esse diálogo para se aproximar mesmo do idoso, uma população vulnerável que recebe toda a nossa atenção”, comentou o defensor Helom Nunes, diretor da Esudpam. 

O evento promovido pela DPE-AM foi pensado como parte da programação da campanha “Junho Violeta”, que busca a sensibilização a respeito do tema. A data 15 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para abrir esse espaço de discussões.   

Para o reitor da FunATI, Euler Ribeiro, o respeito à pessoa idosa é um compromisso ético e social que deve ser assumido por toda a comunidade. “Neste mês em que se reforça a luta contra a violência à pessoa idosa, reiteramos o nosso compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e com o enfrentamento de todas as formas de negligência, abuso e discriminação. Que possamos, juntos, construir uma cultura de respeito àqueles que tiveram o privilégio do envelhecimento”, destacou. 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Operação Páscoa: Ipem-AM intensifica fiscalização e alerta consumidores para cuidados na hora das compras

victoria Farias

Com assinatura de acordo, Defensoria intensifica assistência jurídica gratuita para idosos da Fundação Dr.

victoria Farias

Defensoria Pública do Amazonas garante autonomia financeira da FCecon em decisão judicial definitiva

victoria Farias