A Prefeitura de Manaus , por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), promove, na segunda-feira, 16/6, o seminário “Políticas Públicas para a Cultura”, no Casarão da Inovação Cassina, no centro da cidade. O evento marca a abertura das atividades públicas, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho e tem como objetivo ouvir representantes dos diversos segmentos artísticos da capital.
A proposta é apresentar aos artistas os principais eixos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e, a partir da escuta ativa do setor, contribuir para o desenvolvimento do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar) 2025 e dos editais de fomento à cultura no município.
A abertura do seminário será conduzida pelo presidente da Concultura, Tony Medeiros, que ressalta a importância do evento e das oportunidades como oportunidade para que os artistas definam como prioridades dos próximos editais culturais. “Esse seminário e as oitivas são fundamentais, para que os artistas possam consolidar suas propostas e prioridades, garantindo que os próximos edições sejam realmente alinhados com as necessidades do setor cultural”, destacou Tony Medeiros.
As oitivas é uma escuta pública que tem por objetivo ouvir as propostas do setor cultural, passo fundamental para o desenvolvimento do Paar e dos editais específicos ao fomento dos segmentos artísticos.
A participação é aberta a pessoas de todas as áreas culturais que quiserem contribuir com ideias, apresentar projetos ou apenas acompanhar e fortalecer esse importante momento de articulação cultural.
Inscrições
Estão abertas as inscrições para as oitivas, que visam artistas, produtores, agentes culturais e demais criadores de cultura específicos em contribuir com o fortalecimento das políticas públicas para o setor cultural. A iniciativa visa promover um espaço de escuta ativa e diálogo entre a sociedade civil e representantes do poder público, permitindo que experiências, demandas e sugestões sejam ouvidas e incorporadas às futuras ações e planejamentos no campo cultural.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico, disponível no link abaixo:
Programação das atividades:
Segunda-feira, 16/6
Abertura do Seminário – 9h
Cultura LGBTQIAPN+ – 13h30
Audiovisual–16h
Música–18h30
Terça-feira 17/6
Cultura Popular e Dança – 13h30
Artes Visuais – 16h
Hip-Hop – 18h30
Quarta-feira 18/6
Literatura– 13h30
Cultura Étnica – 16h
Teatro e Circo – 18h30
Foto – Divulgação/Concultura