Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM realiza inspeção carcerária e mutirão de atendimentos na Unidade Prisional de Tabatinga 

Equipe da Defensoria Pública analisou o cumprimento dos direitos básicos da Lei de Execução Penal e realizou atendimentos jurídicos 

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou inspeção carcerária e mutirão de atendimentos na Unidade Prisional de Tabatinga (UPTBT), localizada na região do Alto Solimões, a 1.107 quilômetros de Manaus. O objetivo foi avaliar se todos os direitos previstos na Lei de Execução Penal estão sendo cumpridos. A ação aconteceu entre os dias 26 e 30 de maio.

O defensor público Vinícius Mariani, acompanhado da equipe técnica da DPE-AM, esteve nas celas onde os detentos estão alojados, na enfermaria e no local de alimentação. A avaliação geral das instalações foi positiva.

“O espaço é organizado. Tem sido prestada assistência de saúde mensal. A alimentação está sendo prestada regularmente. Os detentos têm banho de sol e estão conseguindo fazer curso, estudar. O único ponto conversado com a direção foi uma recomendação para aumentar o número de vagas de trabalho para remição de pena, já que não existem vagas para todos”, disse.

Todos os 105 internos da unidade foram atendidos, entre eles estrangeiros e indígenas. A Defensoria Pública prestou assistência jurídica, esclarecendo a situação processual individual, ou seja, se houvesse a possibilidade de progressão de pena ou remição pelo trabalho, por exemplo, além de explicar os direitos da execução penal.

“A visita e os atendimentos são importantes não apenas para garantirmos o cumprimento dos direitos básicos da Lei de Execução Penal, mas também para tirarmos dúvidas processuais e sobre direitos dos reeducandos”, concluiu o defensor.

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

XIV Fórum Estadual da Mulher Contabilista vai destacar protagonismo feminino na profissão

blitzamazonico

Defensoria Pública realiza mais de 450 atendimentos jurídicos gratuitos durante mutirão em Fonte Boa 

victoria Farias

Censo Previdenciário: Mais de 16 mil segurados ainda estão pendentes de regularização cadastral junto à Amazonprev

EDI FARIAS