Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus impulsiona trabalhos no Alvorada com ‘Mutirão no Bairro’

Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), segue impulsionando atendimentos do “Mutirão no Bairro”, no bairro Alvorada, com serviços de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população, que reside na área e utiliza diariamente como vias do bairro.

“A prefeitura trouxe oito secretarias até o bairro Alvorada para atender as proteções dos moradores e promover soluções das demandas da população. A determinação do prefeito David Almeida tem esse propósito, atender aos anseios da população e devolver a eles uma infraestrutura digna”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

As equipes seguiram no mutirão e se concentraram na rua São Luís, realizando a manutenção da rede de drenagem da via com a substituição de tubos antigos por peças novas, com uma estrutura mais moderna e rigorosa, além do anelamento de 14 metros da galeria. Os operários utilizam a técnica conhecida como “perereca”, uma mistura de cimento e barro, que auxilia no processo de anelamento da união.

“Estão muito bons os trabalhos. Realizei a solicitação na Secretaria de Obras e hoje, por meio do Mutirão no Alvorada, nossa solicitação foi atendida. Estou grata pelo serviço, estamos nos assegurando com esse trabalho”, disse a moradora e comerciante da rua São Luís, Gislaine de Souza, 43 anos.

Recuperação

De forma simultânea, as equipes do distrito de obras realizam a manutenção asfáltica na avenida 15 de Novembro, também no bairro Alvorada, a 200 metros da via, em trechos que estavam deteriorados. Moradores da área expressaram sua gratidão com a prefeitura em realizar a recuperação da via.

“Agradecemos muito pelo serviço, estava muito complicado, principalmente para mim que tenho dificuldade na visão, então era difícil passar na rua com os buracos. Agora com o novo asfalto está ótimo”, comenta o morador Francisco de Chagas, de 69 anos.

A Prefeitura de Manaus segue com os trabalhos dos mutirões de serviços nos bairros da cidade. O bairro Alvorada foi o primeiro a receber as ações do programa “Mutirão no Bairro” e as equipes da Seminf Seguem Especificações na área.

Foto – Márcio Melo/ Seminf

Post Relacionado

#SouManaus Passo a Paço 2023 abre espaço para diferentes manifestações culturais

victoria Farias

Três Unidades Básicas de Saúde iniciam novo serviço para redução de risco de infecção pelo vírus HIV

victoria Farias

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias