Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura chega a 90% da atualização de imóveis listados no setor especial do Centro

Prefeitura de Manaus já cobriu 90% da área de monitoramento para a atualização dos bens listados pelo Decreto Municipal 7.176/2004, que estabelece o setor especial das Unidades de Interesse de Preservação, localizado no centro antigo da cidade, listando imóveis, área portuária e praças públicas.

Todas as terças e quintas-feiras, equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), estão nas ruas da capital para verificar as unidades para a atualização. O trabalho consiste em verificar quais imóveis e lotes vão permanecer, quais serão retirados e os que podem ser incluídos com base no Decreto 7.176, já que se passaram 21 anos desde a sua publicação.

Com o uso de ferramentas de tecnologia e software, as ações em campo ocorrem, de forma simultânea, com a inclusão dos dados em tempo real. “O levantamento físico do local das unidades que estão no decreto, que possuem classificações de primeiro e segundo graus, chegou a 90%. Também estão neste conjunto as verificações de unidades que existiam no decreto e, infelizmente, foram demolidas, e das novas unidades que não estavam no decreto e que vão passar a fazer parte da atualização. A importância do trabalho é justamente podermos ter uma ideia real do que hoje compõe a malha do centro histórico e seu entorno”, comentou a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Landa Bernardo.

Para a atualização, as equipes do Implurb trabalharam na criação de uma camada única de informações que represente cada unidade edificada. A primeira etapa é feita com a coleta em campo, com levantamento fotográfico, usando o aplicativo FieldMaps. No retorno do campo, os técnicos fazem a verificação e separam o material para inclusão no sistema do ArcGIS.

“Estamos fazendo a base do geocadastro e toda a compatibilização das informações sobre as unidades, com o status real dos imóveis. Com essas ações, teremos uma base bem realística da malha dos edifícios e unidades preservadas, das não preservadas e conservadas, assim como também uma visão de quadra, que não se tinha até então. As unidades que serão incluídas vão ressaltar a valorização do patrimônio histórico e edificado da capital, e os proprietários dos imóveis vão saber a importância que seus bens têm para a memória vida da cidade”, pontuou Landa.

FieldMaps

Usando o aplicativo, técnicos alimentam, em tempo real, o banco de dados para posterior consulta pública. “Vamos aos locais, registramos as informações, produzimos fotos e referências, e usamos o aplicativo, fornecendo os dados como ano, endereço, se é um bem de competência federal, estadual ou municipal”, explicou a arquiteta Lorena Mota.

Sem papel

Com o app, a prefeitura eliminou as fichas de cadastro feitas em papel, usadas até então para realizar o mapeamento e monitoramento dos itens. Além de deixar de usar fichas manuais e em papel, o ganho ainda é na precisão de dados, principalmente nos pontos, porque eles são georreferenciados. “Ganhamos em tempo, precisão e em agilidade”, afirmou Landa.

A Gerência de Patrimônio tem atendimento presencial às segundas, quartas e sextas (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 11h, mas denúncias e informações podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.

Foto – Divulgação 

Post Relacionado

Prefeito David Almeida fiscaliza fase final da obra da USF Gebes Medeiros e anuncia entrega à população no dia 15 de abril

victoria Farias

‘Mutirão no Bairro’ da prefeitura recupera nova rua do Colônia Antônio Aleixo com os serviços de asfalto

victoria Farias

Prefeitura leva serviços de limpeza urbana para mais de 45 bairros de Manaus

Victória Farias