Blitz Amazônico
Amazonas

Defensores públicos do Amazonas assinam obra coletiva sobre o modelo público-constitucional de assistência jurídica

Organizado por Diogo Esteves, Rafael Barbosa e Maurilio Casas Maia, o livro ‘Defensoria Pública: O único modelo público-constitucional de assistência jurídica’ reúne textos de autores de todas as regiões do país especializadas na pesquisa sobre o tema

Membros da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) estão entre os organizadores e coautores da obra “Defensoria Pública: O único modelo público-constitucional de assistência jurídica”, lançado neste mês. Em 332 páginas, o livro reúne textos de autores de todas as regiões do país especializadas na pesquisa sobre o tema.

A obra coletiva analisa a melhoria constitucional da Assistência Jurídica aos necessitados. Os textos abordam a Defensoria Pública como “Estado Defensor” de pessoas em situação de vulnerabilidade e de direitos humanos.

São coautores do livro os defensores do Amazonas Raquel El-Bachá, Carlos Almeida Filho, Helom Nunes, Theo Costa e Roger Moreira Queiroz.

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e o defensor público Maurilio Casas Maia organizaram uma obra, publicada pela editora Tirant, juntamente com o defensor Diogo Esteves (DPRJ).

Rafael Barbosa destaca que, ao reunir especialistas de diversas regiões, o livro não apenas reforça a importância da Defensoria Pública como o “Estado Defensor” dos vulneráveis, mas também destaca a necessidade de uma assistência jurídica acessível e eficaz, conforme preconizado pela Constituição Federal de 1988.

De acordo com Maurilio Casas Maia, que além de organizador também assina um dos capítulos, o livro é, antes de tudo, uma defesa da Constituição, dos vulneráveis e do único modelo público-constitucional de assistência jurídica: a Defensoria Pública.

“Todos os 21 capítulos do livro dialogam com o modelo constitucional de assinatura jurídica que é a Defensoria Pública e as perspectivas vão desde questões internacionais, como convenções internacionais, direitos humanos, outros documentos internacionais, como também a Constituição e a legislação interna, que são vistas em diversas perspectivas para o respeito ao modelo constitucional previsto no artigo 134”, disse.

O livro está disponível para compra no link https://editorial.tirant.com/br/libro/9788594775801 .

Foto: Junio Matos/DPE-AM

Post Relacionado

Defensoria Pública do Amazonas participa da abertura do tema da 21ª edição do Prêmio Innovare

blitzamazonico

Defensoria entrega ao Ministério dos Povos Indígenas relatório sobre condições dos Yanomami no AM

victoria Farias

DPE cria ‘GT do IPTU’ para atender contribuintes que reclamam de aumento ilegal

blitzamazonico