Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas realiza a 1ª Semana de Combate ao Assédio, Violência Política e Discriminação 

Campanha institucional promove cultura de respeito e reforça política permanente de prevenção e enfrentamento no ambiente de trabalho

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) iniciou na 1ª Semana de Combate ao Assédio, Violência Política e Discriminação, instituída pela Resolução nº 27/2024 – CSD, que estabelece a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual, Discriminação e Violência Política no âmbito da instituição. A campanha ocorrerá anualmente na primeira semana de maio e será acompanhada por ações permanentes ao longo do ano, como parte da política institucional da Defensoria do Amazonas.

A programação da semana inclui visitas de sensibilização às unidades da capital, a produção de uma cartilha educativa, ações de escuta e formação. Uma cartilha, elaborada de forma colaborativa, também está disponível on-line ( https://escolasuperior.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2025/04/CARTILHA-DE-COMBATE-AO-ASSEDIO-28.04.25.pdf ), ampliando o acesso à informação sobre prevenção e enfrentamento de violências no ambiente de trabalho.

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, destacou o compromisso da administração com a construção de um ambiente institucional mais justo e acolhedor. “Desde o início da gestão, buscamos fortalecer políticas que promovam a inclusão, o respeito à diversidade e a valorização das diferenças. Iniciar uma campanha como essa é fundamental para criarmos ambientes de trabalho mais saudáveis e também para darmos exemplo a outras instituições”.

O principal evento da semana será realizado nesta quarta-feira (7), às 14h, no auditório da Sede da DPE-AM, com o tema “Assédios (morais e sexuais) e outras violências no trabalho: prevenção e enfrentamento”. A roda de conversa contará com os psicólogos Ronaldo Souza, especialista em Psicologia do Trabalho, e Roberta Vieira, psicóloga da equipe do DPE-AM.

Durante uma das visitas, na Casa da Cidadania, o defensor público Helom Nunes, integrante do grupo de trabalho que especifica a programação, ressaltou a importância da iniciativa, “Queremos construir uma Defensoria baseada no respeito, na escuta e na valorização da diversidade. Esta é nossa primeira semana institucional de enfrentamento ao assédio e à discriminação, mas essa é uma política contínua. Iniciamos uma caminhada coletiva para transformar nossa cultura organizacional”, disse.

A servidora Maria Nazaré, que participou de uma das rodas de conversa promovidas pelo grupo, reforçou a importância da iniciativa para o ambiente institucional. “Acho positiva a ação porque a Defensoria tem um papel essencial na difusão e proteção de direitos. Essa campanha interna contribui para a formação dos servidores e estagiários que passam por aqui. Falar sobre respeito e enfrentamento ao assédio ajuda a prevenir situações que podem levar ao adoecimento e à exclusão das pessoas em seus ambientes de trabalho e vida social”, disse.

A 1ª Semana de Combate ao Assédio, Violência Política e Discriminação segue até dia 9 de maio, com atividades externas a servidores, estagiários e colaboradores. As ações de conscientização, no entanto, seguirão como parte de uma política permanente de promoção de um ambiente institucional saudável e inclusivo.

Foto: Junio Matos/DPE-AM

Post Relacionado

Boi Caprichoso divulga calendário de eventos para ser bicampeão

blitzamazonico

Defesa Civil do Amazonas discute os impactos das Mudanças Climáticas em Evento promovido pela ABIN

EDI FARIAS

Fiscalização do Crea-AM realiza ações em escolas de samba de Manaus

blitzamazonico