Blitz Amazônico
Política

Após articulação de Roberto Cidade junto ao DNIT, balsa para porto provisório chega a Borba e deve entrar em operação no dia 15 deste mês

Depois de semanas de cobrança firme e de articulação constante junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comemorou a chegada da balsa provisória que irá atender a população de Borba (distante 150 quilômetros de Manaus). A estrutura deve estar em pleno funcionamento até o dia 15 deste mês.

“Não podíamos permitir que o povo de Borba continuasse sendo penalizado pela falta do porto, que foi levado pelo comboio de balsas no dia 23 de fevereiro. Desde o dia do ocorrido estive em contato constante com o prefeito Toco Santana. No dia 14 de abril estive pessoalmente em Borba para ver o estrago, e no dia 24 de abril recebi o superintendente regional do DNIT, Orlando Machado, na Aleam para falarmos sobre a situação. Cobrei, insisti, alertei e agora, finalmente, o povo de Borba vai ter essa ‘porta de entrada’ restabelecida”, comemorou. 

A balsa vai garantir, ainda que provisoriamente, o embarque e desembarque de mercadorias, o tráfego de passageiros, e principalmente a chegada dos turistas que irão ao município para participar dos Festejos de Santo Antônio de Borba, — um dos maiores eventos religiosos da região, que movimenta a fé e a economia do Estado. Os Festejos iniciam dia 1º de junho e seguem até o dia 13. 

Porto arrastado

No domingo, 23 de fevereiro, o comboio de balsas arrastou a estrutura metálica composta por uma ponte que liga a orla aos barcos, e uma plataforma, por onde ocorre o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. Após o impacto, a embarcação arrastou a estrutura, que se desprendeu.

A estrutura do Porto de Borba sofreu sérias avarias, danos estruturais significativos, rachaduras, deformações na estrutura, danos às instalações elétricas e de iluminação, além do risco de desmoronamento.

— — — 

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa

Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Roberto Cidade destaca papel da Aleam na aprovação de matérias que viabilizaram investimentos em habitação

victoria Farias

Roberto Cidade tem leis sancionadas nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo e cultura

victoria Farias

Taxa de segunda via de documentos furtados ou roubados pode deixar de ser cobrada

Redator