Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa do Programa de Gestão do Patrimônio Florestal do Amazonas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), participou, nesta quarta-feira, 30/4, do seminário e workshop do Programa em Gestão do Patrimônio Florestal do Amazonas, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). O evento reuniu instituições e representantes dos municípios da Região Metropolitana de Manaus e do Sul do Amazonas, que têm relação direta com o combate às queimadas rurais.

Em agosto de 2024, quando Manaus teve a qualidade do ar afetada pela fumaça proveniente dos focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na região metropolitana de Manaus e no sul do Amazonas, a gestão da cidade criou o Comitê Municipal de Combate às Queimadas, com a participação de dez secretarias, com ações integradas para o enfrentamento às consequências das queimadas na qualidade de vida da população.

“A preservação do patrimônio ambiental de Manaus é uma das prioridades do prefeito David Almeida. Por isso, uma de nossas frentes é o combate às queimadas, com a integração de ações das secretarias. Temos o monitoramento de focos de calor e, no segundo semestre, lançaremos a campanha de combate às queimadas, com ações orientativas em pontos estratégicos de intercâmbio com o público da região metropolitana e rural”, destacou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

No que diz respeito à gestão de áreas protegidas, a prefeitura de Manaus tem responsabilidade sobre as áreas protegidas municipais – sendo dois corredores ecológicos: do Igarapé do Mindu e da Cachoeira Alta do Tarumã; duas Unidades de Proteção Integral: Parque Nascentes do Mindu e Parque do Mindu; seis Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Tarumã-Ponta Negra, Floresta Manaós, Adolpho Ducke, Parque Ponta Negra, Igarapé do Gigante, Parque Linear do Bindá e APA Suim de Manaus; além dos parques urbanos: Lagoa do Japiim, Bilhares e Sauim Castanheiras. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, localizada à margem esquerda do rio Negro, zona Rural, também é uma unidade de conservação administrada pela gestão pública municipal. Há, ainda, 7 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) criadas pelo poder público e geridas por seus proprietários.

Denúncias de queimadas em Manaus

Provocar queimadas é crime e pode gerar pena de até 4 anos de reclusão e multa. A população pode fazer denúncia, caso haja presença de queima de resíduos e de vegetação. O primeiro passo é acionar o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local. Em seguida, é necessário fazer registros fotográficos e de vídeos, para realizar uma denúncia que possa ser anônima, por meio do site: slim.manaus.am.gov.br

Foto – Taianna Castro / Semmasclima

Post Relacionado

Prefeitura realiza o 3º Encontro Narrativas Docentes com o tema ‘Arte na pré-escola’

Patrick

Prefeitura promove encontro com foco em doença falciforme para profissionais de saúde bucal

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus participa de encontro de constituição da Comissão Intergestora de cultura

victoria Farias