Blitz Amazônico
Política

Roberto Cidade participa da criação da maior força política do Brasil: a União Progressista

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a criação da maior força política do Brasil, a federação União Progressista (UP), formada pelos partidos União Brasil e o Progressistas.

A UP reúne 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, entre eles o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), aproximadamente 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil.

Como presidente do Diretório Municipal do União Brasil na capital do Amazonas, Roberto Cidade enfatizou que o Amazonas sai fortalecido com a formação da federação. “O partido Progressistas e o União Brasil deram uma demonstração de grandeza, e de, principalmente, pensar em fortalecer um grupo político; de ter mais força nas decisões de 2026. (A federação) Se tornou o maior partido do Brasil, com o maior número de deputados federais, de senadores e vários governadores. No Amazonas, nós temos a maior bancada de deputados estaduais. E, agora, com esse fortalecimento, com essa federação, que hoje se torna União Progressista, quem vai ganhar é o Amazonas”, comentou o presidente da Assembleia.

Roberto Cidade ressaltou que a união entre as siglas o motiva ainda mais a trabalhar pelo Amazonas, e enalteceu a liderança do governador do Wilson Lima, que presidirá a federação no cenário estadual.

“Não é fácil conseguir fazer uma federação desse tamanho com dois partidos gigantes, no Brasil. Fico muito otimista, feliz, e com vontade de trabalhar ainda mais pelo Amazonas. Eu não tenho dúvida que o Amazonas sai ganhando. O governador Wilson Lima fica fortalecido. Nós, na Assembleia, vamos estar ainda mais fortes para disputar, os outros cargos legislativos. Vim aqui como membro da Nacional, a convite do presidente (do União Brasil) Antonio Rueda. Eu o parabenizei, tanto ele quanto o presidente (do Progressistas), Ciro Nogueira, que tiveram muita articulação para isso acontecer”, declarou Roberto Cidade.

O presidente estadual da federação, governador do Amazonas, Wilson Lima, presidente do Diretório Estadual do União Brasil, ressaltou que a formação da União Progressista é um momento histórico não apenas para União Brasil ou para o PP, mas “porque a democracia dá um passo importante com a reunião de força política de homens e de mulheres comprometidos com o crescimento desse país”.

“Só na região Norte, com essa União, nós temos quatro governadores: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Essa daqui é a maior estrutura partidária do Brasil. E eu não tenho a menor dúvida do quanto nós seremos decisivos a partir de agora, principalmente, no desenvolvimento econômico. É importante o país avançar nas responsabilidades estatais, responsabilidades fiscais, mas não perder de vista, sobretudo a questão social”, disse o chefe do Executivo Estadual amazonense.

“Eu venho de uma região, a região Norte do Brasil, que é a região mais rica desse país, mas que ainda convive com uma pobreza muito grande. Não há nenhuma sociedade que possa mudar os seus indicadores sociais sem que haja o desenvolvimento econômico. Geralmente, o mundo olha para a Amazônia, só vê a copa das árvores e esquece da população que lá vive. São 30 milhões de habitantes que precisam de oportunidade, que precisam de emprego, que precisam avançar naquilo que é básico. Nós precisamos avançar de forma, claro, sustentável, mas a riqueza que está debaixo do solo ela precisa ser revertida em forma de benefício para nossa população”, completou Wilson Lima.

Presidência

A direção da federação será compartilhada, inicialmente, por Antonio Rueda, presidente do União Brasil e Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, que comandarão juntos até dezembro deste ano, quando haverá eleição para a nova composição.

O evento em Brasília, que ocorreu no salão Negro, da Câmara dos Deputados, reuniu ministros, governadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, entre outras autoridades públicas, além dos presidentes do Congresso e do Senado, senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), e da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB).

Números do Amazonas

Na Câmara Municipal de Manaus, a federação será o maior bloco parlamentar, com oito vereadores (6 do União Brasil e 2 do Progressistas).

Em todo o Amazonas, a federação terá 202 vereadores, 144 do UB e 58 do PP.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas, a federação seguirá com o mesmo número de deputados estaduais do União Brasil: 6.

Na Câmara Federal, a União Progressista terá dois deputados federais do Amazonas.

No Amazonas, a federação União Progressista terá também 25 prefeitos, sendo 24 do União Brasil e 1 do Progressistas.

A União Progressista terá ainda 13 vice-prefeitos em todo o estado Amazonas, sendo 12 do União Brasil e 1 do Progressistas.

Post Relacionado

Lula diz ao TSE que ficou ‘mais pobre na prisão’ ao declarar patrimônio de R$ 7,4 milhões; veja de outros presidenciáveis

Shayenne

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade reforça importância do fortalecimento da atividade parlamente durante abertura do 3º Feclam

victoria Farias

Roberto Cidade começa campanha com ‘adesivaço’ em cinco bairros de Manaus

blitzamazonico