Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Visa Manaus participa de ação de fiscalização em farmácias com Procon Manaus e CRF-AM

Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou, nesta quinta-feira, 4/10, de uma operação lançada pelo Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor do Município (Procon Manaus) para fiscalizar farmácias na capital amazonense. A iniciativa também contornou com a atuação de fiscais do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM).

A operação do Procon Manaus foi criada em referência ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e uniu os três órgãos em uma força-tarefa para verificar as condições em que os serviços de comércio de medicamentos operam na cidade. Ela teve início na quarta-feira, 9/4, e vai até esta sexta, dia 11.

O diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah, destacou a colaboração entre as instituições como uma ação fundamental para beneficiar a população. “Recebemos o convite do Procon Manaus para essa ação e facilmente aderimos. Acreditamos que a união de esforços entre os entes públicos só traz benefícios à população, porque permite intensificar o trabalho e unir expertises por um objetivo comum”, afirma.

Cada instituição atuante dentro do seu âmbito de ação. A Visa Manaus adquiriu se as farmácias estavam com o licenciamento sanitário em dia, e se os produtos estavam em condições adequadas de conservação; ao Procon coube fiscalizar se os produtos à venda estavam com os preços claramente expostos, dentro da validade e sem variações, se as promoções realmente correspondiam aos valores anunciados, e se as informações obrigatórias ao consumidor estavam com fácil acesso; o CRF-AM, por sua vez, monitorou a presença de técnicos farmacêuticos nos estabelecimentos, uma vez que a presença deles é condição fundamental para garantir o pleno direito a assistência farmacêutica aos clientes.

No primeiro dia da operação, foram operados três estabelecimentos, nos bairros Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, e Cidade de Deus, na zona Norte. Duas das farmácias funcionaram das vinhas concorrentes de forma clandestina, sem licenciamento sanitário e outras autorizações, e foram interditadas pela Visa Manaus. Eles responderão ao Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções. O outro estabelecimento não teve ocorrência registrada.

Nesta quinta-feira, 10, foram fiscalizadas duas farmácias no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul da cidade. Nenhuma irregularidade foi encontrada.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relacionadas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeito David Almeida reinaugura Cras Cidade de Deus e enfatiza parceria com governo federal para diminuir diferença social

blitzamazonico

Trabalhos da Semsa são premiados durante mostra nacional sobre epidemiologia

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus anuncia vencedores do concurso ‘Sarau do Servidor’

victoria Farias