Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove oficina para Organizações da Sociedade Civil sobre aplicação de recursos e prestação de contas

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nesta segunda-feira, 24/3, uma oficina de formação voltada às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contempladas com recursos de emendas parlamentares, no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no centro histórico da cidade. O evento contou com a participação da Controladoria-Geral do Município (CGM) e das comissões técnicas da Manauscult.  

O objetivo da capacitação foi orientar as organizações sobre a correta aplicação dos recursos públicos e a prestação de contas, garantindo mais transparência e eficiência nos projetos financiados. Além de fomentar a cultura, a iniciativa visa fortalecer o setor de eventos e turismo, promovendo impactos positivos na economia criativa da capital. 

Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a oficina reforça a importância da boa gestão dos recursos destinados à cultura e seus desdobramentos no desenvolvimento da cidade.

“A fiscalização desses recursos é essencial para garantir que os investimentos na cultura estejam sendo aplicados corretamente e beneficiando quem realmente precisa. Projetos como esse demonstram como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, proporcionando oportunidades e desenvolvimento para muitos jovens, adultos e pessoas idosas, além de impulsionar o setor de eventos e turismo”, afirmou. 

Os participantes também destacaram a relevância da iniciativa. Luciana Carvalho, representante de uma das OSCs presentes, ressaltou os aprendizados adquiridos durante a oficina. “É uma capacitação extremamente necessária. A gente aprende mais sobre como gerir os recursos de forma correta e a importância da prestação de contas. A formação foi extremamente necessária e vai nos dar mais segurança para conduzir nossos projetos da maneira certa”, disse.

A representante da Controladoria-Geral do Município (CGM), Jolange Canto, destacou a importância da oficina para garantir a correta aplicação dos recursos públicos. “Nosso papel é assegurar que os investimentos sejam utilizados com transparência e eficiência. Essa oficina é essencial para orientar as OSCs sobre a prestação de contas e a boa gestão dos recursos, fortalecendo a cultura, o turismo e o setor de eventos na cidade”, concluiu. 

A oficina faz parte das ações da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, para fortalecer o terceiro setor e garantir que os investimentos em cultura sejam aplicados de maneira transparente e eficiente. Além disso, a ação busca impulsionar o turismo e o setor de eventos, reforçando a cultura como um vetor de desenvolvimento econômico e social na capital amazonense.

Foto – Thelson Souza/Manauscult

Post Relacionado

Parque Amazonino Mendes terá playpet inédito em área pública da Prefeitura de Manaus

victoria Farias

Prefeitura de Manaus fortalece ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Victória Farias

Prefeitura de Manaus tem reunião com Anatel para tratar de implantação do 5G na capital

Victória Farias