Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida participa da 1ª Convenção de Metas e projeta Manaus como cidade global

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta terça-feira, 25/2, da 1ª Convenção de Metas para o exercício de 2025, realizada no auditório da Prefeitura de Manaus, localizado na avenida Brasil, Compensa, zona Centro-Oeste da capital. O evento reuniu secretários e gestores para definir prioridades e alinhar as ações ao programa “Manaus Cidade Global 2033”, que busca posicionar a capital entre as mais desenvolvidas do mundo.

“Estamos assumindo um compromisso sólido com o futuro de Manaus. Nossa gestão já desenhou ações estratégicas em todas as áreas, e queremos transformar a cidade em um polo de inovação, sustentabilidade e crescimento econômico”, destacou o prefeito.

Durante a convenção, foram definidos sete eixos estratégicos: Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Economia e Eficiência em Gestão.

Entre os projetos de destaque para 2025-2028 estão: Saúde com a construção do Hospital Dia e da Cidade do Autismo; Mobilidade com o início das obras do Viaduto da Restauração e conclusão do complexo viário Rei Pelé; Infraestrutura com a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e desenvolvimento do Plano Municipal de Mudanças Climáticas; Habitação com a construção de 576 casas populares; e Fiscalização e Eficiência com o lançamento de um ônibus itinerante para reforçar a organização da cidade.

“Nosso foco é entregar melhorias concretas para a população, com planejamento, transparência e eficiência na gestão pública”, reforçou Almeida.

O presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, explanou, durante sua participação na Convenção de Metas, sobre as prioridades e estratégias para os próximos quatro anos.

“Nosso compromisso é seguir o Plano de Governo, garantindo que as ações planejadas sejam cumpridas. Além disso, cuidaremos de promessas que não estavam no plano, como a Cidade do Autismo, que foi uma promessa de campanha, e daremos prioridade a projetos que exigem baixo investimento. Vamos controlar custos, evitar gastos desnecessários e fortalecer a transparência na gestão, sempre valorizando os servidores. Também iremos buscar recursos externos, tanto com a iniciativa privada, quanto com os governos estadual e federal, para ampliar os investimentos na cidade”, disse Grijó.

Avanços na infraestrutura e integração das secretarias

A infraestrutura segue como prioridade, com ampliação e modernização da malha viária e novas obras estratégicas. Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, “a integração entre as equipes é fundamental para garantir entregas eficientes e transformar Manaus em uma cidade cada vez melhor”.

O secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, destacou que a prefeitura está ajustando suas diretrizes aos padrões internacionais de desenvolvimento. “Nosso objetivo é tornar Manaus mais competitiva, atraindo investimentos e ampliando sua conectividade global”, afirmou.

Manaus no cenário global

Lançado em 2021, o programa “Manaus Cidade Global 2033” prevê 97 macroprojetos e investimentos de R$ 5,4 bilhões para impulsionar a economia e a infraestrutura da capital.

O controlador-geral do Município, Alessandro Moreira, destacou que a meta é levar Manaus ao nível 3 do ranking de cidades globais até 2033. “Com a velocidade da nossa gestão, em 2028 já poderemos submeter a cidade a essa avaliação”, afirmou.

A 1ª Convenção de Metas reforça o compromisso da prefeitura com um planejamento estratégico sólido, garantindo avanços sustentáveis e mais qualidade de vida para a população.

Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom , João Viana / Semcom e Antônio Pereira / Semcom

Post Relacionado

Semad entrega donativos arrecadados no mês dos Servidores ao Fundo Manaus Solidária

victoria Farias

64° Festival Folclórico do Amazonas inicia neste domingo no Centro Cultural Povos da Amazônia

Redação

Prefeito David Almeida anuncia início das tratativas para implantação de sistema de reconhecimento facial em Manaus

victoria Farias