Blitz Amazônico
Cultura

25º Festival de Cirandas de Manacapuru: Reunião define últimos ajustes  

Os últimos alinhamentos da operacionalização conjunta que envolve órgãos estaduais, municipais e instituições parcerias para a realização do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru, aconteceu nesta quinta-feira (24/08), no auditório da sede do Comando da Polícia Militar do município (distante 68 quilômetros de Manaus). O festival será realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Parque do Ingá, o Cirandódromo. 

A festa popular, que movimenta Manacapuru, tem como anfitriãs as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, e recebe o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manacapuru. 

Além de promover a cultural regional, a diversidade folclórica e preservar a tradição das cirandas, o festival impacta em outros aspectos, conforme cita o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

“A importância do festival vai além da valorização da cultura e da identidade do município, estamos falando da geração de oportunidade, trabalho, emprego e renda. A economia aquecida e o turismo valorizado pela realização de um evento tão importante tanto para o município, quanto para cultura do estado”, ressalta o secretário. 

A reunião desta quinta-feira, motivada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), contou com a participação dos integrantes das agremiações culturais, representantes da saúde, trânsito, assistência social, segurança e demais órgãos empenhados no êxito da realização do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru. 

Segundo o tenente-coronel Alisson Botelho, chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), o encontro motivou o diálogo e definiu a atuação da equipe de trabalho.

“Foram discutidas as atribuições de cada órgão envolvido dentro do escopo de segurança pública, saúde, mobilidade e trânsito, articulando as necessidades, efetivando este planejamento para que na semana que vem a gente possa validar o Plano Tático Integrado, ativar o Centro Integrado de Comando e Controle e iniciar as atividades para que tenhamos um brilhante festival no ano de 2023”, finaliza o tenente coronel. 

Cirandas e atrações

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 21h30 à 00h, se apresentam no Parque do Ingá, as cirandas seguindo a ordem: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, respectivamente. 

Entre as novidades deste ano, está o local de realização dos shows no palco alternativo, que retorna ao estacionamento da rodoviária de Manacapuru. “Queremos parabenizar as cirandas de Manacapuru pelo belíssimo trabalho que estão preparando para abrilhantar e presentear o público que estará enchendo as arquibancadas do Parque do Ingá. Certamente serão três noites com belíssimos espetáculos”, finaliza o secretário Marcos Apolo.

Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Post Relacionado

Inscrições estão abertas para 10º Festival Amazonas de Dança

Shayenne

Davi Lucas, manauara que fez sucesso no The Voice Kids, fará show no Teatro Amazonas

Patrick

Em Parintins, Defensoria alerta para garantia de direitos a pessoas trans durante revista pessoal

blitzamazonico