Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Visa Manaus apresenta palestra sobre boas práticas sanitárias a comerciantes de açaí

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta quarta-feira, 14/12, uma palestra sobre boas práticas sanitárias a trabalhadores envolvidos na manipulação e comércio de açaí em Manaus. O evento aconteceu na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte da cidade.

A apresentação ficou a cargo das fiscais sanitárias Josimara Moura e Joyce Cunha e do gestor Ricardo Celestino, da Gerência de Vigilância de Alimentos (GEVAli) da Visa Manaus. Junto a outros servidores da gerência, eles participaram da elaboração da cartilha “Boas Práticas de Manipulação dos Batedores de Açaí”, que apresenta, de forma didática e acessível, recomendações de segurança sanitária para cada etapa do processo de manipulação do açaí – da coleta dos cachos à higienização correta da batedeira usada na fabricação de sucos e polpas, passando pelo descarte dos resíduos gerados no processo.

Esse documento, que será disponibilizado gratuitamente no portal Semsa Manaus, foi apresentado em primeira mão para o seu público-alvo, em uma ação para educar e incentivar a prevenção de riscos na produção e venda do açaí para a população de Manaus.

“A elaboração da cartilha e a palestra de hoje são os primeiros passos dentro de um projeto mais amplo, e de longo prazo, de capacitação dos comerciantes de açaí da cidade, de modo a reforçar a segurança sanitária do produto oferecido aos cidadãos, e de contribuir, também, para consolidar uma cultura de boas práticas sanitárias junto aos coletores, processadores e comerciantes desse fruto, tão característico da culinária amazônica, e tão presente nos hábitos alimentares da população”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

O gerente da GEVAli, Ricardo Celestino, também falou sobre a importância dessa iniciativa para a construção de uma nova mentalidade para o comércio de alimentos na capital amazonense.

“Acreditamos que a difusão de informações sobre as boas práticas sanitárias beneficia toda a sociedade, já que estimula a prevenção de riscos, tanto na produção quanto no consumo de alimentos, levando maior rigor e qualidade aos processos de produção e comércio do setor, e melhorando a qualidade de vida e o bem-estar da população como um todo”, afirmou.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Post Relacionado

Prefeitura faz edição final da lista revisada de unidades históricas no Centro de Manaus

Victória Farias

Prefeitura divulga lista de selecionados em curso de marketing para startups

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura leva curso de língua espanhola voltada a atendimento para guias da comunidade Julião

Victória Farias