Blitz Amazônico
Saúde

Vigilância hospitalar: FVS-RCP promove oficina para fortalecer controle de infecção em serviços de saúde no Amazonas

Visando o fortalecimento de processo de trabalho em serviços de saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, nesta quarta-feira (03/04) e quinta-feira (04/04), a Oficina de Construção de Planos Anuais de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Segurança do Paciente e Vigilância Epidemiológica Hospitalar. 

Realizada no Centro Universitário do Norte (Uninorte), na zona centro-sul de Manaus, a iniciativa é voltada para equipes de Comissão de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Núcleo de Segurança do Paciente e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O objetivo é fortalecer o planejamento das ações desses núcleos, promovendo o fortalecimento dos processos de trabalho, visando o planejamento estratégico. 

Secretária executiva de assistência da SES-AM, Liege Menezes, destacou a importância da aplicação dos protocolos que são realizados desde a construção dos planos de ação. “O nosso paciente com certeza se sente mais protegido dentro do ambiente que visa a aplicação desses protocolos e uma assistência de qualidade”, disse. 

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa contribui para o alcance de metas. “Estamos trabalhando os planos anuais, pactuando as estratégias que serão desenvolvidas, por meio dos núcleos, que são instituídos dentro dos hospitais, para garantir que essas metas, que foram planejadas, sejam de fato executadas e alcançadas”, ressaltou. 

O evento é realizado de forma híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online. Essa abordagem visa alcançar profissionais que não puderam comparecer pessoalmente, mas que reconhecem a importância da iniciativa para a vigilância hospitalar.

Jesyane Braga, coordena a Comissão de Controle de Infecção em Serviços, o Núcleo de Segurança do Paciente e o de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Serviço de Pronto Atendimento São Raimundo. Para ela, a atuação desses núcleos é enriquecedor. “Você tem que chegar mais próximo dos colegas para construir saberes. A gente tem que compartilhar esses conhecimentos”, disse. 

Entre os participantes da FVS-RCP que compõem a iniciativa estão Evelyn Campelo, responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP; Fabiana Bianchet e Luciana Koba, da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica; Márcio Monteiro e Eliane Fernandes, do Departamento de Vigilância Sanitária; e Jardilene Faraco, do setor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas.

A Oficina de Construção de Planos Anuais de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Segurança do Paciente e Vigilância Epidemiológica Hospitalar reforça o compromisso da FVS-RCP e seus parceiros com a excelência na prestação de serviços de saúde no Amazonas, visando sempre a melhoria contínua e a segurança dos pacientes e profissionais envolvidos.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP e Arthur Castro/Secom

Post Relacionado

Riscos de ataques cardíacos podem aumentar durante os dias de calor, revela cardiologista

Shayenne

RespirAR capacita 50 profissionais em pilates solo e mobilidade articular

EDI FARIAS

Prefeitura de Manaus interdita mais de 400 itens na fiscalização sanitária com foco em pomadas de cabelo

blitzamazonico