Durante o Curral do Garantido, no último sábado (8), no Sambódromo, o Movimento Amigos do Garantido (MAG) começou a divulgar a campanha Curral Cidadão, que dissemina regras de convivência dentro do ambiente onde o evento está acontecendo. A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que formulou o conteúdo vinculado nos telões laterais do palco e nas redes sociais do MAG.
“Desde que a gente assumiu a gestão do MAG, a nossa preocupação era fazer o Curral Cidadão. Que as pessoas respeitassem os direitos de quem lá frequentam, dos nossos torcedores. Que as diferenças existem para serem respeitadas. Foi um projeto que nasceu e a gente tá vendo crescer e tenho certeza de que a gente vai colher bons frutos. A cultura não vem sozinha. A cultura envolve a educação, envolve o social, a gente tá muito feliz de contribuir com a sociedade”, afirma a vice-presidente do MAG, Ana Lúcia Holanda.
A campanha alerta contra práticas de assédio sexual contra mulheres, preconceito de gênero, exploração sexual de crianças e contra o trabalho infantil. O respeito a Pessoas Com Deficiência (PCDs) e contra qualquer tipo de racismo ou intolerância religiosa também fazem parte dos dizeres da campanha.
Reforço de Sejusc
Desde que a nova gestão do MAG tomou posse, no mês de janeiro, a realização de eventos com práticas saudáveis entre as pessoas faz parte da pauta da equipe comandada pela assistente social Cláudia Santos, presidente da entidade.
Órgão de referência pra assuntos dessa natureza, a Sejusc acolheu e deu apoio no conteúdo a ser divulgado. Segundo a titular da pasta, Jussara Pedrosa, o apoio deve aumentar até a chegada do festival, em Parintins.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca que essa é só uma parte do trabalho que a pasta vai fazer durante o Festival de Parintins. “Nossa missão é garantir espaços seguros para a população. Por isso, fizemos essa parceria com o curral do Garantido em Manaus e estaremos em Parintins como todos os anos, combatendo as violações de direitos humanos”, lembrou.
Aprovação do público
O público ouvido durante o evento de sábado recebeu com aprovação o conteúdo. Como diz o administrador Mateus Gomes, essa campanha é de extrema importância, principalmente pelo alcance que tem o Boi Garantido. “Que essa campanha possa permanecer e que seja propagada durante todo o sábado de eventos aqui no sambódromo, até o festival e, consequentemente, deixar essa campanha fixa para sempre”, finaliza Mateus.
O analista jurídico Laureano Barbosa diz que a individualidade de cada pessoas tem que ser respeitada. Acompanhado da noiva, servidora pública, ele aprova a iniciativa do MAG. “A individualidade do outro não deve ser julgada por mim”, finaliza Laureano.
O Curral do Garantido recebe sempre um público diverso, tendo a população LGBTQI+ uma parte assídua da sociedade frequentadora assídua dos eventos do MAG. “O boi é a união, é o amor. E é o que a gente ama. A nossa cultura acolhe todo mundo. Então, aqui, a gente vê pessoas de várias raças, várias idades, então eu acho que aqui é a união”, diz o maquiador Rodrigo Praiano.