O Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), deu início, nesta segunda-feira (18/09), ao Curso de Formação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CFOARP). A aula inaugural foi realizada no auditório do Iesp, no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
O curso tem como público alvo agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), e da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (SEAGI). Com carga horária de 48h, as atividades serão realizadas na modalidade presencial e serão finalizadas no dia 29 de setembro.
A coordenadora pedagógica do Iesp, Rita de Cássia Campello, explica que o objetivo do curso é atender as necessidades de capacitação de servidores das instituições que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). Segundo ela, as aulas vão possibilitar a assimilação de conhecimentos doutrinários fundamentais ao desempenho das funções de operadores de ARPs, no âmbito da segurança pública.
Além disso, o curso possui objetivos específicos para aprimorar o conhecimento dos servidores como compreender o escopo da utilização das Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), realizar os procedimentos de leitura e interpretação dos dados do equipamento em solo e em voo, e estabelecer um processo de comunicação e interoperação entre os Centros de Comando e Controle do Sistema de Segurança Pública.
Fotos: Divulgação/SSP-AM