O Sistema de Telegestão que permite a identificação de luminárias apagadas e também promove o acionamento e o desligamento remoto das lâmpadas de LED já está implantado em 50% dos pontos de iluminação pública da cidade de Manaus. A informação foi confirmada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
A ferramenta é uma das obrigações contratuais da empresa Manaus Luz, como parte do Plano de Modernização do parque de Iluminação Pública da capital. A telegestão permite ainda regular a intensidade da luz emitida pelas lâmpadas. Por meio do sistema, as equipes de manutenção não precisam mais sair às ruas para detectar possíveis erros, pois o próprio sistema envia notificações de reparo ao Centro de Comando e Controle da concessionária.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destaca a importância do sistema de Telegestão para a eficiência do serviço na capital. “Tudo isso contribui significativamente com uma melhor eficiência energética do nosso parque de Iluminação Pública, pois será possível monitorar com maior celeridade o sistema de iluminação pública de Manaus e garantir uma resposta mais rápida às demandas dos usuários”.
Elson assegurou ainda que as fiscalizações da Ageman também estão concentradas na expansão do sistema de Telegestão, o qual está presente em todos os bairros de Manaus.
Em toda a capital já são mais de 150 mil pontos de LED nas ruas, avenidas e becos, chegando a 100% de LED na cidade na gestão do prefeito David Almeida.
A Ageman informa que problemas envolvendo a iluminação pública na cidade de Manaus devem ser registrados no aplicativo Manaus+Luz, site da empresa Manaus Luz no endereço www.manausluz.com.br, clicando na aba cadastrar notificação, ou ainda pelo telefone 0800 201 0001.
A Ouvidoria da Ageman também atende as demandas referentes a iluminação pública, por meio do WhatsApp 98842-5821 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e redes sociais @ageman_manaus.