Blitz Amazônico
diversão

Sexta-feira tem espetáculo ‘Sebastião’ com entrada gratuita no Teatro Gebes Medeiros

Apresentação acontece nesta sexta-feira, às 22h, na programação do Festival de Teatro da Amazônia 2025

Indicado em cinco categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional em 2025, o espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, tem sessão com entrada gratuita nesta sexta-feira (10/10), às 22h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro de Manaus. A peça faz parte da programação do 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) e concorre na mostra “Jurupari Adulto”.  

A obra com direção de Taciano Soares e Eric Lima é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca. Em cena estão memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores, em números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+. A  classificação indicativa é de 16 anos.  

“‘Sebastião’ vem para o festival com aquele mix de emoções que o espetáculo propõe ao espectador e sair do teatro quase meia-noite é, no mínimo, um convite a sairmos de nossas zonas de conforto”, afirma Taciano Soares, que atua como a cigana Carmencita na peça. 

No elenco estão Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. Eles dão vida a sete drag queens, Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane.

A banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação.

A trilha sonora de “Sebastião” também está nas plataformas de streamings de áudio, com as músicas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. 

A estreia do espetáculo aconteceu em novembro de 2024, em Manaus, e, em seguida, a montagem ganhou destaque em festivais internacionais, como o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o Festival de Curitiba 2025. Em junho deste ano, “Sebastião” participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; em agosto encerrou a  primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus e, em setembro, foi apresentado no #SouManaus Passo a Paço 2025.

O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Indicação no Prêmio Cenym de Teatro Nacional

Sucesso de público e de crítica pelo Brasil com ingressos esgotados em todas as sessões, “Sebastião” foi indicado em “Melhor Companhia de Teatro”, “Melhor Elenco”, “Melhor Qualidade Artística de Produção”, “Melhor Figurino” e “Melhores Adereços e Objetos de Cena” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025.

O Prêmio Cenym de Teatro Nacional é uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB), em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. A indicação é realizada através do voto do grupo de membros votantes da Academia, formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o País. 

Essa é a segunda vez que a companhia amazonense representa o estado no Prêmio Cenym de Teatro Nacional. Em 2023, o Ateliê 23 conquistou o título de “Melhor Companhia” e o espetáculo “Cabaré Chinelo” ganhou com “Melhor Figurino”. A peça também foi indicada como “Melhor Elenco” na edição.

Ateliê 23

Com sede no Centro de Manaus desde março de 2015, na Rua Tapajós, 166, a companhia sob comando de Taciano Soares e Eric Lima tem a principal característica de trabalhar com histórias reais, objeto da tese de Doutorado “Bionarrativas Cênicas: Dispositivos de Comoção em Obras do Ateliê 23”, defendida pelo diretor Taciano Soares na Universidade Federal da Bahia.

O Ateliê 23 foi indicado, em 2023, ao 34° Prêmio Shell de Teatro, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, na categoria “Energia que Vem da Gente”, que premia iniciativas relacionadas ao universo teatral com impacto social positivo. 

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, o “Cabaré Chinelo” conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”. Na 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, em 2024, o Ateliê 23 venceu em “Melhor Espetáculo”, com “Helena”. 

O grupo conquistou o prêmio de melhor atuação nacional no 8º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, com o personagem Belinho, vivido por Taciano Soares no filme “A Bela é Poc”, primeiro curta do grupo.

Nos dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, o Ateliê 23 estreia o espetáculo de dança “Cabaré Chinelo”, em parceria com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), no Teatro Amazonas. Os ingressos já estão disponíveis no perfil do Ateliê 23 no Instagram (@atelie23). 

Festival de Teatro da Amazônia 2025

Referência no Norte do Brasil, o FTA é realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Atelo e parceria com o Sesc Amazonas, Amazonas Shopping, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Projeto de Extensão de Teatro Lambe-Lambe.

Em 2024, o FTA ganhou o título de “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional. O evento que movimenta a cena teatral gera emprego e renda no estado, com quase 10 mil pessoas alcançadas e mais de 600 profissionais envolvidos.  

A programação completa está no site fetam.com.br e no perfil da Fetam no Instagram (@fetam.teatro).

FOTO: Allícia Castro 

Post Relacionado

Fábrica de Eventos anuncia data do ‘Tardezinha’, evento liderado por Thiaguinho

blitzamazonico

Laboratório Artístico Cênica Corporal seleciona jovens das periferias de Manaus

victoria Farias

Festival Olhar do Norte 2025 apresenta programação gratuita no Teatro Amazonas

victoria Farias