Blitz Amazônico
Saúde

Setembro Dourado: Diagnóstico precoce é a melhor forma de lidar com câncer infantojuvenil

De janeiro a julho de 2023, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) já diagnosticou 35 novos casos de leucemia no público de 0 a 19 anos. Os indicadores apontam uma média de cinco casos mensais e um sensível aumento em relação a 2022, quando a média foi de quatro novos pacientes por mês.

Os dados não são alarmantes, mas acendem um alerta neste Setembro Dourado para a importância do diagnóstico precoce, segundo avaliou a diretora clínica do Hemoam, a hematologista pediatra Cinthia Albuquerque.

“Precisamos falar dos sintomas e reforçar que o câncer tem cura, e a melhor chance está no diagnóstico precoce”, destacou a especialista, ao citar que a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é o câncer mais comum no público infantojuvenil.

Segundo pesquisa realizada pelo Hemoam, pelo menos 68,45% dos casos de LLA ocorre em indivíduos de 0 a 19 anos. “A LLA é, dentro do grupo das leucemias, o câncer com maior taxa de cura e o diagnóstico é decisivo para elevar as chances para até 85%”, reforçou Cinthia.

Diagnóstico Precoce 

O diagnóstico precoce compreende o tempo entre a aparição dos sintomas, o diagnóstico e o início do tratamento.

Além de aumentar as chances de cura do paciente, esse cuidado representa, na maioria das vezes, menos tempo de tratamento e menos custos. “Quando o caso é confirmado, nosso protocolo é iniciar em até 24 horas o tratamento desse paciente“, informou a  pediatra.

Alguns sintomas requerem avaliação de um médico: anemia persistente, manchas na pele de causa desconhecida, febre persistente, aumento da região abdominal, palidez e indisposição. “Um simples hemograma pode indicar se há alterações nas plaquetas e levantar a suspeita de uma leucemia”, completou.

O Hemoam é referência no diagnóstico e tratamento das leucemias. Atualmente a fundação acompanha mais de 160 casos de câncer em pacientes infantojuvenis. Mais de 80% correspondem a LLA e o restante se divide entre Leucemia Mieloide Aguda, linfoma e Leucemia Mieloide Crônica.

Setembro Dourado

A campanha Setembro Dourado tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a detecção precoce dos tumores infantojuvenis.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. O número de casos novos estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos.

O Hemoam e o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) preparam uma programação especial para o dia 18 de setembro, em alusão ao Setembro Dourado. Na ocasião, haverá uma blitz na área externa do Hemoam e nas dependências do órgão e o Sino da Cura, que simboliza a alta de pessoas em tratamento oncológico.

FOTOS: Rubia Gomes/Rafael Marques

Post Relacionado

RespirAR promove roda de conversa para conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

EDI FARIAS

Com apoio do Governo do AM, estudo de iniciação científica avalia estado nutricional e imunológico de pacientes oncológicos 

EDI FARIAS

Coren-AM e entidades representativas da enfermagem convocam a categoria para ato em defesa Piso Salarial no dia 14 de fevereiro

victoria Farias