Blitz Amazônico
Amazonas

Serviço Social: FEI disponibiliza atendimentos para as comunidades indígenas do Amazonas

Visando a assistência às comunidades e o acesso aos direitos sociais dos povos indígenas, a Fundação estadual do Índio (FEI), realiza serviços de atendimento social em sua sede, por meio do Departamento de Serviço Social.

O departamento tem como objetivo a orientação dos indígenas em solicitações e encaminhamentos para exames médicos, emissão de RG, CPF, certidão de nascimento, auxílio-maternidade, cota indígena para cursar o ensino superior, benefícios de programas sociais como o Auxílio Brasil e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Fundação, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova.

A gerente do departamento social, Ana Paula, relata que os atendimentos facilitam os encaminhamentos quando muitos indígenas não têm o direcionamento necessário para qual órgão se dirigir.

“Um exemplo é a dificuldade para acesso ao INSS, e muitos não têm conhecimento dos documentos necessários. Nosso papel é cuidar e garantir uma assistência adequada em prol dos direitos dos indígenas como cidadãos”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente, Vanderlei Alvino, a realização destes serviços é essencial para promover o assistencialismo social das comunidades indígenas e populações tradicionais de nosso estado.

”Essas atividades buscam a desburocratização para a solução de problemas e é de grande importância para os povos originários, pois dessa maneira eles não precisam se deslocar para lugares distantes, a fim de emitir documentos ou sanar suas dúvidas”, destacou.

FOTO: Divulgação /FEI

Post Relacionado

Idam fecha parcerias com entidades que atendem população idosa

Patrick

Ministro do STF nega novo recurso de Wilson Lima contra relatório da CPI da Pandemia que cita loja de vinhos e falta de oxigênio

Victória Farias

‘Não existe mineração artesanal e muito menos garimpo sustentável’, diz Arthur Virgílio sobre decreto federal que institui o Pró-Mapa

Victória Farias