Blitz Amazônico
Amazonas

Serviço de distribuição de gás natural tem avançado na agenda socioambiental (Serviço de distribuição de gás natural tem avançado na agenda socioambiental)

Companhia de Gás do Amazonas tem ações ampliadas em áreas importantes

Alinhado ao cenário de avanço no âmbito da responsabilidade socioambiental, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) tem avançado cada vez mais nessa área . Ações em áreas como gestão de resíduos e responsabilidade social comprovam essa condição. Uma importante iniciativa foi o avanço no processo de gestão de resíduos. Hoje, 48,3% dos resíduos resultantes das atividades de implantação da rede de distribuição de gás natural (RDGN) são reutilizados.

Além disso, 38,01% dos resíduos gerados pelo serviço prestado à sociedade pela Companhia, que é responsável pela distribuição e comercialização de gás natural, são destinados à recuperação energética. “Com esse trabalho realizado, a Companhia conseguiu reduzir significativamente os resíduos incinerados e alcançou a meta de 0% de resíduos enviados para o aterro sanitário”, disse o gerente de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS) da Cigás, Niaracir Campos.

O próprio método de construção adotado (não-destrutivo) contribui para a redução de impactos ambientais na medida em que há baixa geração de resíduos. No Amazonas, a entrega é pioneira na utilização desse método de construção, o que também tem menor impacto na mobilidade urbana da cidade. Importante destacar que todas as obras possuem Licenças de Instalação (LI) concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM); alvará de construção e de análise prévia de tráfego aprovado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), respectivamente.

Outro destaque é o projeto desenvolvido, desde o ano passado, denominado “Cigás na Escola”. Por meio dele, a Companhia leva ações de educação ambiental a unidades educacionais da rede pública de ensino. “A Companhia também tem apoiado projetos com impacto sociocultural, sendo um dos mais recentes voltados para a preservação da herança linguística de povos originários”, afirma a gestora de QSMS.

A competitividade do gás natural contribuiu ainda com a expansão dos negócios. De acordo com a gerente de Mercado, Regulação e Tarifa (GEMRT), Raquel Caldas, a consequência tem sido a entrega da cadeia produtiva local, em diferentes segmentos, oportunizando a geração de emprego e renda, especialmente junto a empresas de menor porte.

Essas foram algumas iniciativas pelos gestores da Companhia durante o painel “Casos&práticas ESG nas empresas de petróleo, gás e energia”. A programação integra o Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM). O evento contornou a parceria da Cigás.

FOTO : Divulgação/Cigars

Post Relacionado

 Em 2023, ADS investiu mais de R$ 10 milhões na compra de alimentos regionais por meio do Programa de Assistência Familiar

EDI FARIAS

Maurício Duarte assina figurino de espetáculo teatral no Amazonas

victoria Farias

Mentora em liderança ensina técnicas de autoconhecimento para escolha profissional no AM

blitzamazonico