Blitz Amazônico
Amazonas

Sepror realiza 3ª reunião ordinária do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ no Amazonas

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou na tarde desta quarta-feira (29/05), a 3ª reunião ordinária do Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+ no Amazonas, com participação via plataforma de videoconferência, quando foi realizada a primeira discussão sobre o esboço do texto que define o plano para o estado. Este documento vai ser encaminhado e apreciado individualmente pelos membros do GGE e o texto final será elaborado conjuntamente na próxima reunião, prevista para o dia 24 de julho.

“Nosso objetivo agora é realizar encontros menores entre membros das diversas comissões de trabalho, para construir o texto final, aproveitando ao máximo as colaborações encaminhadas por todos os organismos participantes do GGE Plano ABC+ Amazonas”, disse o coordenador estadual Heitor Liberato.

“Esperamos manter em dia nossa agenda de trabalhos que prevê para setembro a aprovação do Plano estadual e seu encaminhamento aos governos estadual e federal, inclusive definindo orçamento para sua execução uma vez aprovado pelos organismos competentes e com recursos liberados junto ao Executivo em suas competentes instâncias”, acrescentou Liberato.

Orientações do Mapa

De Brasília, a doutora em Agronomia Lurdineide Borges, consultora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fez uma apresentação sobre as  atividades que devem ser executadas durante a preparação do Plano ABC+, tais como a quantidade de estabelecimentos agropecuários que adotam práticas de sustentabilidade, inclusive utilizando bioinsumos, desde a safra 2029-2020; total de áreas cultivadas com soja, feijão, cana-de-açúcar, milho, trigo, arroz e pastagem com aplicação de tecnologias sustentáveis; quantidade de doses de inoculantes comercializados ou produzidos e quantidade média de substituição de fertilizantes químicos devido ao uso de biofertilizantes no mesmo período.

Comentou também sobre a necessidade de mobilização de sindicatos, cooperativas, Secretarias de Agricultura, Universidades, Embrapa, IBGE e Conab para participar do processo.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Post Relacionado

Detran Amazonas deflagra Operação ‘Segurança Viária’ nas zonas norte, leste e oeste de Manaus

EDI FARIAS

Comitê Estadual define novo fluxo para demandas de medicamentos na rede pública de saúde do Amazonas após decisões do STF 

victoria Farias

STF confirma entendimento da DPE-AM: Justiça Estadual possui competência para conceder medicamentos de alto custo

victoria Farias