Blitz Amazônico
Brasil

São Paulo tem alerta para chuvas fortes até o próximo domingo

A  Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta nesta terça-feira (28) para alagamentos, enchentes e deslizamentos m diversas regiões do estado por causa de chuvas fortes até o próximo domingo. De acordo com a previsão, as áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.

As chuvas se deve à aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que começa a atuar no estado nesta quarta-feira (29). Com isso, o gabinete de crise voltado para as chuvas funcionará continuamente até domingo.

Alagamentos

O estado teve novamente registros de chuvas intensas no começo da tarde de desta terça–feira, com destaque para as regiões de Bragança Paulista e Sorocaba e para o norte da região metropolitana da capital, em cidades como Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos. Houve registro de alagamentos.

Em Sorocaba houve registro de 70 milímetros (mm) de chuvas em 3 horas, o que motivou o uso da ferramenta CellBroadcast, de alerta para celulares em regiões afetadas por clima extremo.

Na capital paulista houve transbordamento do Rio Verde, em Itaquera, zona leste. A região esteve em estado de atenção por duas horas, até as 15h35. Os maiores índices de precipitação foram entre 37mm e 41mm, afetando as zonas norte e leste da cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia estendeu alerta para chuvas intensas em todo o centro-oeste e sudeste, além de trechos do nordeste e norte do país. Menos intenso que o aviso em voga até hoje, destaca risco de “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Capacitação

O Ministério das cidades lançou nesta semana edital de curso de formação e multiplicação voltado para municípios com mais de 100 mil habitantes, considerados vulneráveis ao clima extremo. O curso, Urgência Climática – Implementando soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis, tem inscrições abertas até 14 de fevereiro e será ministrado entre abril e junho deste ano.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-01/sao-paulo-tem-alerta-para-chuvas-fortes-ate-o-proximo-domingo

Post Relacionado

Ex-sem-teto Givaldo Alves vende “pau de mendigo” sem aval da Anvisa

Shayenne

Cerca de 120 kg de cocaína são apreendidos com uso de cães farejadores

Shayenne

Repórter Gabriel Luiz volta para a UTI e fala pela 1ª vez após facadas: “Dias de batalha”

Shayenne