Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Saberes e encantos dos rios amazônicos ganham vida na 1ª Feira de Ciências do Cmei Herman Gmeiner, da Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 1º/8, a 1ª Feira de Ciências: “Saberes das Águas Amazônicas”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Herman Gmeiner, localizado no bairro Alvorada 1, zona Centro-oeste da capital. A ação envolveu crianças do maternal ao 2º período, em uma programação cheia de ludicidade, conhecimento e valorização da identidade amazônica. 

Com apresentações encantadoras, as crianças deram um show de criatividade ao dramatizar lendas como a Vitória-Régia, Iara, Boto e a Cobra Grande, emocionando os familiares, professores e demais visitantes. 

A feira também trouxe maquetes dos rios amazônicos, representações sobre as infâncias ribeirinhas, os saberes tradicionais dos rios e até um mapa interativo da floresta, destacando a geografia local. Um dos temas mais explorados foi o rio Amazonas, suas peculiaridades e sua importância para o equilíbrio ambiental. 

Cada turma trabalhou um subtema e realizou atividades diversas. A professora Lídia Jobim, do maternal 1, trabalhou com a “Lenda do Boto”, realizando vivências práticas com água para despertar nos pequenos a percepção sensorial da natureza. 

“As crianças puderam tocar a água, sentir a temperatura, observar a cor e brincar com elementos naturais. Foi uma experiência mágica que uniu ciência e imaginação”, destacou a educadora. 

A pequena Bruna Gabriela Gomes, de 5 anos, do 2º período, explicou com entusiasmo algumas das curiosidades que aprendeu. “O rio Amazonas é muito grande, tem muitos peixes, tem boto e é importante cuidar dele”, disse. 

A feira também contou com a presença das famílias. Ana Paula Gomes é uma das mães que participou do evento e elogiou a proposta pedagógica. “Fiquei emocionada vendo minha filha explicar sobre o rio Amazonas. É lindo ver como a escola está ensinando com tanta criatividade. Eles aprendem brincando e a gente aprende junto com eles”, comentou. 

A feira também reforçou o olhar das crianças sobre meios de transporte fluviais, a fauna e flora da região e promoveu o reconhecimento da cultura e da vida que emergem das águas da Amazônia. O projeto contribuiu para o desenvolvimento da oralidade, da expressão artística e do respeito à natureza, desde a educação infantil. 

Texto – Jordana Rodrigues/Semed 

Foto – Divulgação/Semed

Post Relacionado

Intervenções do ‘Nosso Centro’ tem progresso com alvenarias e ajuda do verão amazônico

victoria Farias

Abordagem transdisciplinar do câncer de mama será destacada em conferência da Prefeitura de Manaus

victoria Farias

Prefeitura de Manaus apresenta ecobarreiras e parques urbanos às margens de cursos d´água no ‘10º Encontro da InRede’

victoria Farias