Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Rede municipal de Educação é pioneira do Norte a receber a ‘Biblioteca Futuro’

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, nesta quinta-feira, 25/9, da Rede Educare, em parceria com a Ardagh Metal Packaging, a “Biblioteca Futuro”. A rede municipal é a primeira da região Norte a ser contemplada com o espaço, instalado na escola municipal Etelvina Pereira Braga, no bairro Coroado, zona Leste, beneficiando mais de 540 estudantes da unidade.

Trata-se da 6ª biblioteca entregue no Brasil. O espaço possui 850 livros com temas variados, com o objetivo de transformar a forma de ensinar e aprender, oferecendo recursos que vão além dos livros, como jogos pedagógicos, brinquedos educativos, instrumentos científicos, materiais de pesquisa, com o uso de notebooks. 

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou a importância da nova biblioteca para a Semed e ressaltou o avanço educacional de Manaus. “Vir à escola é, sim, um dever, mas aqui também é um local de alegria e diversão. Trabalhando a educação dessa forma, colocamos Manaus entre as capitais que mais avançaram na educação no último ano. Este novo espaço vai contribuir ainda mais para aprendizagem dos nossos estudantes”, completou o secretário. 

A estudante Clara Valente, 13, do 8º ano, ficou encantada com o ambiente lúdico, colorido e repleto de estímulos visuais interativos. O espaço convida alunos e professores a explorarem o universo da sustentabilidade, apresentando conteúdos que abordam temas essenciais para o presente e o futuro do planeta.

“É muito legal, porque estimula a nossa leitura e, agora, temos vários livros diferentes. Também ajuda os colegas com deficiência, como os autistas, ou deficientes visuais, já que também tem livros em braille”, contou Clara.  

O gestor da escola, André Batista, afirmou que a chegada do projeto “Biblioteca Futuro”, que está na 3ª edição, representa um marco na aprendizagem dos alunos. “Estamos recebendo um novo espaço com uma nova roupagem, unindo passado e futuro. Teremos uma biblioteca ativa, com bibliotecária, tecnologias, livros e um funcionamento diário, que vai beneficiar não só nossos alunos do 6º ao 9º ano, mas também as escolas vizinhas com turmas do 1º ao 5º ano”, comentou André.  

Durante o evento, o gerente de Operações da Ardagh em Manaus, Valterlei Mendonça, enfatizou o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e educacional das comunidades onde atua. “A biblioteca não é apenas um espaço, mas uma ferramenta que fortalece a educação e o crescimento coletivo. Para a Ardagh, ações sociais e de sustentabilidade são pilares estratégicos, e projetos como este mostram o quanto podemos contribuir para transformar realidades locais”, afirmou Valterlei.  

Texto – Thalia Rodrigues /Semed 

Foto – Mário Oliveira/ Semed 

Post Relacionado

Prefeitura e sociedade civil realizam palestra sobre prevenção ao suicídio para usuários do Cras

victoria Farias

Maternidade municipal reforça pedidos de doação de leite materno para bebês prematuros

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus intensifica ações de infraestrutura no centro histórico da capital

victoria Farias