Blitz Amazônico
Amazonas

Propostas voltadas ao saneamento e à sustentabilidade vencem etapas do Pré-CEP no interior

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) realizou, nesta semana, duas etapas do Pré-CEP — evento preparatório para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontecerá entre os dias 13 e 15 de agosto, em Manaus. As atividades foram realizadas nos municípios de Presidente Figueiredo, nos dias 12 e 13, e Rio Preto da Eva, no dia 14, reunindo profissionais do sistema Confea/Crea em torno de debates e propostas que poderão transformar a realidade das cidades do interior do Amazonas.

Segundo a presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, as edições realizadas no interior foram marcadas por grande participação e importantes contribuições.

“As duas edições do Pré-CEP que realizamos esta semana foram muito proveitosas, com discussões relevantes e a eleição dos delegados dos municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, que irão representar seus municípios no Congresso Estadual de Profissionais”, disse Alzira.

A dirigente do Crea lembrou ainda que o CEP será realizado de 13 a 15 de agosto, no Studio 5, onde também acontecerá o Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (CENATEC). “Será o maior evento técnico-científico da região Norte”, pontua.   

Propostas voltadas à realidade local

Em Presidente Figueiredo, o delegado eleito foi o engenheiro de pesca Janderson Garcez, com a proposta intitulada “Sustentabilidade na Terra das Cachoeiras”. A iniciativa aborda os desafios do município em relação ao saneamento básico, descarte de resíduos e o impacto do turismo sem planejamento ambiental adequado.

“Trouxemos questões como o lixão, o desmoronamento de encostas por falta de manejo das águas pluviais, e a ausência de coleta seletiva. Nosso município, que é turístico, gera muitos resíduos que poderiam ser aproveitados. A ideia é buscar soluções sustentáveis que preservem os recursos naturais e tornem o turismo ambientalmente viável”, explicou Janderson.

Já no município de Rio Preto da Eva, o inspetor do Crea-AM, engenheiro ambiental Manoel Viana, liderou a equipe formada por Weyner Santiago e Carol Luiz, vencedora da etapa. A proposta apresentada trata da criação de uma dotação orçamentária para financiamento do saneamento básico nos municípios, com repasses da União nos moldes do SUS e do Fundeb.

“O prazo definido pelo marco legal do saneamento básico já se esgotou e muitos municípios ainda enfrentam grandes dificuldades. Por isso, propomos um modelo de financiamento que assegure recursos e responsabilidade às prefeituras para implantação de sistemas de saneamento e manejo de resíduos sólidos”, defendeu Manoel Viana.

A presidente Alzira Miranda também destacou a expressiva participação da comunidade técnica local em Rio Preto da Eva, além da presença da prefeita, professora Socorro.

“Tivemos muitas propostas relevantes, o que tornou difícil a escolha de apenas uma. A participação massiva dos profissionais e da prefeita demonstrou o compromisso com o fortalecimento do nosso sistema e com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.

As etapas do Pré-CEP continuam sendo realizadas em diferentes municípios do Amazonas até o mês de julho, com o objetivo de ampliar a participação dos profissionais e garantir representatividade nas discussões do Congresso Estadual.

Próxima parada

 “Já deixem anotado, profissionais de Manacapuru: nos dias 4 e 5 de junho, estaremos realizando o Pré-CEP no seu município. Participem! Temos premiações e propostas que podem impactar todo o Sistema Confea/Crea/Mútua, a partir das suas ideias”, destacou a presidente.

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Sesc AM anuncia novas vagas para os cursos de artes, dança e música

blitzamazonico

Defensoria do Amazonas atende mais de 300 pessoas em comunidades rurais de Parintins

victoria Farias

Em Brasília, Sepror visita Banco de Alimentos para tratar de políticas públicas para redução de desperdício de alimentos

EDI FARIAS