Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Projeto ‘Quebrando o Coco’ promove oficinas gratuitas de coco de roda em Manaus

Tem início neste sábado, 18 de maio, a 3ª edição do projeto “Quebrando o Coco”, promovido pelo grupo Cocada Baré, por meio da Caldo Negro Produções. A iniciativa foi contemplada pelo edital Aldir Blanc, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O projeto tem como objetivo promover o aprendizado do ritmo, do canto e da dança do coco de roda, por meio de oficinas gratuitas e apresentações culturais, em dois espaços simbólicos da cidade: a praça Desembargador Paulo Jacob, no Centro, e o Quilombo Urbano de São Benedito, localizado na Praça 14.

A programação é voltada para todos os públicos e idades e acontecerá entre os dias 17 de maio e 7 de junho.

O presidente da Concultura, Tony Medeiros afirmou que o ‘Quebrando o Coco’ é uma celebração à resistência cultural do nosso povo.

“É com grande alegria que apoiamos mais uma edição desse trabalho que valoriza nossas raízes, promove a diversidade e faz da cultura um instrumento de inclusão. O coco de roda é memória viva e merece espaço, apoio e aplausos”, disse o presidente.

Com cinco workshops gratuitos, o projeto oferece conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais instrumentos do coco, como ganzá, atabaque, alfaia, agbê, pandeiro, zabumba e triângulo. Além de promover o aprendizado do ritmo, do canto e da dança, o projeto fortalece a cultura popular nos espaços urbanos, preservando memórias e construindo vínculos, por meio da arte.

A produtora do projeto, Andarilha, destacou que a promoção das oficinas é importante para tornar acessível a todos o ritmo do Coco.

“Nossas atividades são públicas, gratuitas e abertas a todos que desejam aprender e se expressar por meio do ritmo, canto e dança. Nosso objetivo é democratizar a cultura, proporcionando experiências enriquecedoras por meio da aprendizagem e expressão dessa cultura viva e coletiva”, destacou Andarilha.

Como nas edições anteriores, o “Quebrando o Coco” reafirma o compromisso com a acessibilidade cultural, integrando pessoas com deficiência (PcDs), mulheres, crianças, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

Confira a programação aqui:

Oficinas de Ritmo e Canto do Coco com o grupo Cocada Baré

Local – Praça Desembargador Paulo Jacob – Centro de Manaus

• 17 de maio (sábado), às 18h

• 24 de maio (sábado), às 18h

• 31 de maio (sábado), às 18h

Oficinas de Dança do Coco com membros do grupo Coco Raízes de Arcoverde

Local – Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito – Praça 14 de Janeiro

• 06 de junho (sexta-feira), às 19h

• 07 de junho (sábado), às 14h

Foto – Divulgação / Quebrando o Coco

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus entrega UBS Fluvial revitalizada para atendimento da população ribeirinha

Victória Farias

Projeto Acolher, da Prefeitura de Manaus, recebe novos participantes em grupo de apoio ao luto

Patrick

Prefeitura oferece atualização de cadastro habitacional e fundiário no shopping Phelippe Daou e na galeria Espírito Santo

Patrick da Silva FARIAS