Blitz Amazônico
Educação

Projeto da Unicamp busca aumentar vocabulário de matemática em Libras

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo projeto para aumentar o vocabulário de matemática na língua brasileira de sinais (Libras). A iniciativa Matemática+Libras pretende enriquecer a língua usada por pessoas surdas com termos matemáticos que eventualmente não existam ou ainda não sejam disseminados.

O projeto prevê uma oficina de verão, em que estudantes do ensino médio ficarão na universidade por duas semanas para resolver problemas e enfrentar desafios matemáticos. “O projeto foi concebido para que os alunos selecionados tenham uma vivência rica e um crescimento matemático, ao mesmo tempo que possam contribuir para o enriquecimento da comunidade surda”, destaca o professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, Marcelo Firer. 

Podem se inscrever no projeto estudantes do ensino médio surdos que gostem de matemática e sejam fluentes em Libras. A oficina será realizada de 16 a 27 de janeiro de 2023. A programação também prevê atividades sociais no campus da Unicamp. O projeto é totalmente gratuito, e a Unicamp oferecerá alimentação e ajuda de custo de R$ 1.760 para hospedagem dentro da própria universidade.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-11/projeto-da-unicamp-busca-aumentar-vocabulario-de-matematica-em-libras

Post Relacionado

Prefeito lança Proesc 2023 com orçamento de R$ 15 milhões para investimentos nas unidades de ensino municipais

victoria Farias

Senac oferta 160 bolsas integrais em cursos de férias para estudantes

Jessika Caldas

Prefeitura vai beneficiar 12 mil alunos da rede municipal com projeto ‘English For Kids’ em 2022

Redação