Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Projeto ‘Cultura Ativa’ da Prefeitura de Manaus leva espetáculo teatral para idosos residentes da Fundação Doutor Thomas

Em mais um momento de arte, alegria e cultura, os idosos e idosos residentes da Instituição de Longa Permanência (ILPI) da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), da Prefeitura de Manaus , receberam, nesta terça-feira, 1º/4, uma apresentação especial do espetáculo de teatro “A Grande Bailarina – Dançando Por Aí”. A performance foi realizada pelo grupo artístico Luzeiros Cultura & Arte.

A programação faz parte do projeto “Cultura Ativa”, uma iniciativa que incentiva artistas locais a realizarem apresentações voluntárias para os idosos da FDT, promovendo o acesso à arte e à cultura por meio de atividades como música, teatro, dança e artes plásticas.

Com um teatro dinâmico e envolvente, o espetáculo encantou os moradores da FDT, que pôde vivenciar a magia do teatro e da dança e se conectar com um universo artístico repleto de núcleos e movimentos.

O diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, destacou a importância dos eventos culturais para o bem-estar dos idosos que residem na instituição, ressaltando os benefícios físicos, mentais e sociais do projeto cultural.

“Essa é uma oportunidade única para nossos idosos e idosos do FDT, que muitas vezes enfrentam dificuldades de locomoção e, consequentemente, têm acesso a eventos culturais. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, estamos trabalhando para garantir uma rotina repleta de atividades que estimulam o bem-estar e a socialização.

Apresentação

O espetáculo “A Grande Bailarina – Dançando Por Aí” surgiu das inquietações da produtora cultural e intérprete da palhaça Aleluia, Jaqueline Ferreira. A peça aborda temas como gordofobia, inclusão e etarismo, além de questionar as imposições sociais sobre o corpo.

“Esse é um momento especial em que compartilhamos nossa arte e aprendizagem com cada idoso que reside aqui. Isso torna nossa expressão artística ainda mais rica e significativa. A personagem principal é uma mulher grisalha e gorda que, apesar das imposições da sociedade, escolhe dançar. Queremos deixar essa mensagem marcada na memória de nosso público, pode fazer o que quiserem”, explicou a produtora cultural, Jaqueline Ferreira.

O espetáculo tem direção da artista Verlene Mesquita, bailarina clássica e palhaça, e foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens (Edital nº 005/2023), viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do governo federal.

Sobre o projeto ‘Cultura Ativa’

O projeto busca promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos por meio da arte e da cultura. As atividades serão realizadas semanalmente na FDT, com a participação voluntária de artistas locais, educadores e fazedores de cultura de Manaus.

Foto – Tayane Kerollen/Divulgação

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus oferta 50 vagas gratuitas para workshop ‘Insta Expert’

victoria Farias

Projeto prevê isenção de taxas para empresas que contratarem pessoas com TEA

Patrick da Silva FARIAS

Parque Amazonino Mendes recebe serviços de acabamento, plantio de árvores e iluminação

victoria Farias