Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Profissionais da Semed participam da 1ª Oficina de Orientação Pedagógica 2025

Coordenadores, assessores pedagógicos e gestores de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Prefeitura de Manaus, participaram, na manhã desta quinta-feira, 12/6, da 1ª Oficina de Orientação Pedagógica para a realização da primeira Avaliação Diagnóstica na Educação Infantil. A ação será realizada nos dias 12 e 13/6, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da capital

Este ano, a avaliação diagnóstica optou pela contação de história do livro de literatura “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha. A ação, tem por objetivo fornecer conhecimento ao professor sobre a criança e o processo de aprendizagem e desenvolvimento, mediante as experiências vivenciadas. Além de orientar também, sobre a dinâmica de realização da avaliação no ano letivo de 2025 e fornecer indicativos, que sirvam para aperfeiçoar a prática docente.

O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, falou sobre a importância da atividade, para reforçar e aumentar o aprendizado cognitivo das crianças.

“Esse trabalho é fundamental, porque parte do princípio da observação do que foi feito até agora, no desenvolvimento de um projeto educacional maior. Então, ao avaliar, ao parar um pouquinho, a gente regula as trajetórias, avança e repete o que tá dando certo e reconsidera aquilo que porventura não foi adequado para a situação. O resultado disso, eu tenho certeza que é um resultado muito satisfatório, pois reforça que atingimos a meta, que é realmente cumprir e levar um desenvolvimento cognitivo para as acrianças”, disse Arone.

A coordenadora do projeto “Aprende+”, Elis Cristina Lima, destacou que a oficina tem o objetivo de repassar as informações da dinâmica de avaliação, além da utilização dos instrumentos de análise de interpretação que são utilizados na avaliação diagnóstica.

“O objetivo é de acompanhamento da aprendizagem, para que o professor possa aperfeiçoar sua prática, a partir do que ele pode perceber, de tudo aquilo que foi desenvolvido durante o semestre. Após esse encontro, no mês de julho, nós teremos a realização da avaliação. Por meio da avaliação diagnóstica, a Semed enquanto secretaria, pode ter uma visão macro de como nós estamos no desenvolvimento integral da criança dentro do projeto “Aprende+”, enfatizou Elis.

Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Padre Luis Ruas, Cleonilce Neta, a oficina de orientação é de suma importância, pois reforça que a educação infantil não é só brincar, é um brincar com intencionalidade.

“Hoje, estamos aqui na avaliação diagnóstica, essa oficina nós vamos levar para as professoras, a importância dessa avaliação é a imersão da escrita, porque educação infantil não é só brincar, mas é brincar com intencionalidade. Essa oficina nos abre um leque para que nós possamos avaliar as crianças, como está o nível delas na escrita, no aprendizado, então essa oficina é para que a gente possa fazer um bom trabalho no chão de escola”, enfatizou.

Foto – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Prefeitura convoca população para atualizar cartão de vacina no ‘Dia D’ de multivacinação

Victória Farias

Prefeitura aplica 220 toneladas de massa asfáltica em via do bairro Nova Cidade

Patrick

Prefeitura de Manaus entrega alimentos arrecadados na Arena da Amazônia a duas comunidades do rio Amazonas

Victória Farias