Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade cobra que Prefeitura de Manaus apresente cronograma de ações de prevenção e reação a desastres naturais

Após as reiteradas cobranças quanto à implementação de um Comitê Municipal Permanente de Crise, por parte do Executivo Municipal, cujo objetivo é monitorar e atuar, de forma antecipada diante de situações emergenciais, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), voltou a questionar a Prefeitura de Manaus quanto às ações de prevenção e reação a desastres naturais na capital.

“Estamos encaminhando à Prefeitura de Manaus um requerimento solicitando informações a respeito do programa de trabalho planejado e executado pelo município para a prevenção e reação a desastres naturais na capital. Pelo que temos visto nos últimos dias, a gestão municipal não tem se preparado com a eficácia e eficiência que os problemas requerem. Caso contrário, não teríamos a repetição de tantas situações que nos causam indignação. Já é a segunda vez, somente neste ano, que fazemos essa solicitação à prefeitura”, afirmou o deputado presidente. 

A solicitação tem como base os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que coloca Manaus como a capital do Brasil com o maior número de alertas de desastres emitidos em 2024.

“Infelizmente, na última chuva tivemos a morte da Sammya Maciel, de 45 anos, outras pessoas soterradas e dezenas de outras prejudicadas pela forte chuva desta quarta-feira. Precisamos saber, de fato, quais medidas foram ou estão sendo implantadas para dirimir os efeitos dos desastres naturais. Conforme a prefeitura, Manaus possui, aproximadamente, 1.650 áreas de risco, classificadas em níveis 1,2,3 e 4. Destas, 644 são consideradas como de alto e muito alto risco. Diante desses números, o que o Executivo Municipal tem feito? A população precisa de ações efetivas”, declarou.

Proposta de Cidade

Outra medida defendida pelo deputado presidente é a Lei nº 6.528/2023, que estabelece diretrizes gerais para elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas. 

A legislação tem como objetivo a implantação de iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico, diante dos efeitos dos períodos de chuvas, cheia e vazante dos rios amazônicos.

“O Governo do Estado já deu início, desde o ano passado, à elaboração do plano estadual. Precisamos saber se a prefeitura da capital também terá essa iniciativa e quando isso vai acontecer”, destacou o parlamentar.

Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Deputado Roberto Cidade ressalta investimentos do Estado na infraestrutura de Manaus, durante inauguração do Trevo do Rodoanel

victoria Farias

Presidente Roberto Cidade comanda votação que apreciou 150 matérias legislativas

blitzamazonico

Roberto Cidade vai às zonas Sul e Norte falar à população sobre sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus

blitzamazonico