Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura registra avanços significativos em mobilidade e segurança urbana em 2023

Com mais de 30 mil ações voltadas para fiscalização e monitoramento do trânsito em 2023, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), conduziu operações que focaram na mobilidade urbana e segurança no trânsito. As iniciativas abordaram desde a segurança escolar até a melhoria do fluxo de tráfego, evidenciando um esforço contínuo da prefeitura em tornar a cidade mais acessível e segura para todos.

Desde janeiro, foram realizadas atividades em todas as zonas da cidade com foco em todas as áreas do trânsito e transportes, proporcionando segurança, fluidez e prevenção de sinistros nas vias urbanas.

“Este ano, realizamos um total de 30.516 ações, refletindo nosso compromisso com a segurança, a mobilidade e a qualidade de vida em Manaus. Cada operação foi um passo em direção a uma cidade mais organizada, segura e inclusiva. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e do impacto positivo dessas ações para a sociedade. Além disso, gostaria de ressaltar a importância da conscientização da população sobre o papel fundamental que cada cidadão desempenha na manutenção da fluidez viária e na prevenção de sinistros”, comentou o vice-presidente de trânsito do IMMU, Edson Leda.

Operações

A “Operação Calçada Livre” surgiu como um grande sucesso, com 16.500 ações focadas na liberação e manutenção das calçadas, melhorando significativamente a acessibilidade para pedestres. Enquanto isso, a Operação Curumim garantiu a segurança nas áreas escolares com 792 ações voltadas para alunos, professores e pais, um esforço notável para proteger os estudantes em seu trajeto diário, além de orientações sobre como se comportar nas vias.

A segurança viária foi reforçada através da operação “Velocidade Segura”, que realizou 1.045 ações para assegurar a observância dos limites de velocidade, contribuindo para uma redução notável no número de sinistros.

Avanços na Gestão do Tráfego e Fiscalização

A operação “Fluidez” desempenhou um papel fundamental para desafogar o trânsito, com 6.050 ações visando a melhoria do fluxo nas ruas. Os agentes de trânsito se fazem presente, principalmente nos horários de pico nos principais corredores viários da cidade. Outra que também contribui para a melhoria da fluidez na cidade é a operação “Sucata”, que verifica o problema dos veículos abandonados. Este ano, foram identificados 770 casos e realizadas 220 ações para a remoção dos mesmos, limpeza urbana e conscientização pública.

O destaque foi para as fiscalizações realizadas pelos agentes do IMMU. Cerca de 300 agentes, divididos em três turnos, se revezaram para atender todas as zonas da cidade, com a finalidade de coibir estacionamentos irregulares, proporcionar fluidez e atender as ocorrências diárias. Foram 4.400 atividades voltadas para o respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes.

A operação “Carga Pesada” foi uma iniciativa para regular o tráfego de veículos pesados em Manaus, marcando um avanço significativo na gestão do trânsito urbano. Com um total de 219 ações efetivas, esta operação visou não apenas assegurar o cumprimento das normas de trânsito específicas para este tipo de veículo, mas também minimizar o impacto deles nas vias públicas, refletindo um esforço rigoroso para garantir que os veículos pesados operem dentro dos limites legais e horários estabelecidos.

“O respeito às leis de trânsito, a prudência na condução e a responsabilidade compartilhada são essenciais para garantir a segurança de todos. Por meio dessas práticas, conseguiremos não apenas reduzir significativamente o número de acidentes, mas também promover um trânsito mais harmonioso e eficiente. A colaboração de cada indivíduo é vital para que possamos continuar avançando na construção de um ambiente urbano seguro e organizado para todos”, finalizou Stanley Ventilari, diretor de operações do IMMU.

Principais multas aplicadas no trânsito de Manaus em 2023

Em 2023, os agentes de trânsito aplicaram um total de 302.743 multas, refletindo um esforço contínuo para garantir a segurança e o cumprimento das leis de trânsito. Dentre estas, cinco infrações se destacaram como as mais frequentes: o não uso do cinto de segurança liderou a lista com 40.954 multas, destacando uma preocupação significativa com a segurança básica dos motoristas.

O estacionamento irregular foi a segunda infração mais comum, com 35.969 multas aplicadas, seguida pelo avanço em sinal vermelho do semáforo, que resultou em 23.605 multas.

Entre os motociclistas, a condução sem capacete de segurança foi a mais aplicada, com 18.790 multas registradas, enquanto 16.871 multas foram aplicadas aos passageiros de motocicletas que também não utilizavam o capacete de segurança.

Esses números destacam não apenas as áreas de preocupação em relação à segurança no trânsito, mas também a necessidade de uma maior conscientização e responsabilidade por parte dos motoristas e passageiros que utilizam o trânsito diariamente nas vias da cidade.

Foto – Divulgação / IMMU

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus implanta escada hidráulica para conter erosão no bairro Santa Etelvina

victoria Farias

Novas feiras reformadas pela Prefeitura de Manaus terão banheiros com acessibilidade

blitzamazonico

Prefeitura instala coletores de garrafas PET em Manaus

Redação